Destacamento Blood: por que você deve ver o filme de Spike Lee na Netflix

0
252

Destacamento Blood é, ao que tudo indica, mais um filme da Netflix capaz de faturar um Oscar. O longa dirigido por Spike Lee, mais uma vez em grande forma, conta a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã que retornam ao país asiático anos depois.

É importante ter em mente, logo de partida, que Destacamento Blood é um filme político e assustadoramente contemporâneo, ao falar da luta antirracista da população negra norte-americana (e também mundial). Ao melhor estilo Spike Lee, os grandes temas da sociedade são contados a partir dos diálogos entre os personagens.

Destacamento Blood narra a trajetória de Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis), and Melvin (Isiah Whitlock, Jr.). De volta ao Vietnã, eles querem recuperar os restos mortais de Norman (Chadwick Boseman), o antigo líder da tropa.


0

Assim, Spike Lee começa a construir a trama. O que parecia uma inocente viagem de acerto com o passado, rapidamente, vira uma busca por uma fortuna em barras de ouro enterrada nas florestas do país asiática. O filme de reencontro, vira um roteiro de busca, para, em seguida, mudar a uma narrativa de fuga.

Críticas

Em meio a esses estilos, Spike Lee coloca suas mensagens: as críticas a Donald Trump não são óbvias e clichês. Mostram a dualidade dos eleitores do atual presidente dos Estados Unidos. A própria Guerra do Vietnã é mostrada pela lógica do racismo: os negros representam 12% da população norte-americana, mas foi mais de 30% das tropas – quase sempre nas linhas de frente e não no comando.

Eddie, por exemplo, queria ceder o dinheiro para organização de lutas antirracistas, como o movimento Black Lives Matter. Porém, as marcas da guerra, fazem as coisas serem um pouco mais complexas.

As escolhas visuais de Spike Lee são outra qualidade de Destacamento Blood. O diretor cria uma narrativa em que o passado traz os atores como são atualmente, mudando os tempos por meio da fotografia e do tamanho do vídeo – propondo, parece, mostrar como a memória é influenciada pelo momento presente.

Destacamento Blood é um filme forte, político e uma grande peça de entretenimento, com todas as marcas de Spike Lee. Um tiro – trocadilho à parte – certeiro da Netflix e do diretor. Tem cheirinho de Oscar…

Avaliação: Ótimo

P.S.: a trilha sonora de Destacamento Blood é um atrativo à parte, sobretudo com músicas de Marvin Gaye.

O post Destacamento Blood: por que você deve ver o filme de Spike Lee na Netflix apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorBruna Marquezine é detonada na web e desabafa sobre ódio nas redes sociais
Próximo artigoPoéticas Populares: artistas independentes se unem em websérie inédita