Pandemia no interior de SP supera números da Capital

0
684





Novos casos no interior passaram em 14,5% os da cidade de SP. Crédito da foto: Miguel Schincariol / AFP

O Estado de São Paulo chegou nesta segunda-feira (22) à marca de 12.634 mortes e 221.973 casos de Covid-19, segundo os dados da gestão João Doria (PSDB). Também de acordo com o governo, a pandemia está avançando no interior que, pela primeira vez, superou a Grande São Paulo em números de novos casos.

“O interior passou a capital em número de novos casos neste fim de semana, com 14,5% a mais de casos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. “Isso registra uma inversão na lógica de que a Capital era o epicentro da crise, nesse primeiro momento significa uma atenção maior nos gestores desses municípios.”

De acordo com o governo de São Paulo, o Estado também registra 5 680 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros 8.249 nas enfermarias, com casos confirmados ou suspeitos de coronavírus. A taxa de ocupação é de 65%, considerando todo o Estado, e de 68,5% na Grade São Paulo.

Plano São Paulo

O governador João Doria afirmou que irá acionar o Ministério Público e a Justiça caso alguma Prefeitura não respeite as medidas estabelecidas no Plano São Paulo, o programa de reabertura gradual da economia lançado pelo governo. “Em nome da vida e da saúde, recorreremos a todas as medidas de ordem judicial para proteger vidas”, afirmou.

Segundo Doria, o Estado de São Paulo também vai aumentar os certificados de testagem para empresas privadas para a covid-19. “Estamos fazendo isso há quatro semanas e, agora, ampliando ainda mais”, disse o governador. “O correto monitoramento do avanço da doença auxilia na tomada de decisões contra a propagação do vírus.”

O governador cobrou, ainda, o uso de máscaras em locais públicos. Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (58% dos óbitos), diabetes mellitus (43%), doenças neurológica (11,3%) e renal (10%), pneumopatia (8,4%). Outros fatores identificados são obesidade (6,9%), imunodepressão (6,4%), asma (3,3%), doenças hepática (2,2%) e hematológica (2%), Síndrome de Down (0,4%), puerpério (0,1%) e gestação (0,1%). Esses fatores de risco foram identificados em 10.116 pessoas que faleceram por Covid-19 (80,1%). (Estadão Conteúdo)






O post Pandemia no interior de SP supera números da Capital apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorRede pública tem fila de espera para UTI exclusiva para Covid
Próximo artigoLojistas driblam quarentena e fazem venda clandestina no Centro