Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô com Inteligência Artificial

0
330
Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve robô com Inteligência Artificial
O robô com inteligência artificial interage com o público. Crédito da foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa da Facens, centro universitário de Sorocaba, desenvolveu um robô com Inteligência Artificial. Ele se comunica com as pessoas e se aprimora a partir de todo contato com humanos. Projetado a pedido do executivo Rafael Steinhauser, o robô foi criado para participar da peça teatral Oracle, em Munique, na Alemanha, onde está atualmente.

De acordo com o diretor de Mercado do IP Facens, Ellis Menasce, a principal função do robô é interagir com o público de forma a dar vida ao diálogo. Durante essas interações, seu braço mecânico se movimenta para aproximar-se das pessoas.

Robô amigável

“Ele olha para a pessoa, a identifica e inicia uma conversa amigável, podendo realizar movimentos simples, como chegar mais perto do ouvinte, ou mais complexos, como dançar enquanto toca uma música. Tudo é programável, desde seu posicionamento até quando e como deve ser executado”, explica.

Apesar de ser projetado para estrelar no teatro, o robô possui grande potencial comercial, conta Menasce, ao destacar diferentes aplicabilidades para o novo dispositivo. “Após a primeira versão, muitas funcionalidades podem ser incluídas, como, por exemplo, o cadastramento e recepção de pessoas em qualquer lugar ou tipo de evento. Também é possível transformá-lo em um assistente virtual, fazendo-o consultar informações na internet ou executar comandos locais, como acender e apagar uma luz ou ainda indicar um caminho para alguém”, acrescenta.

Quando voltar ao Brasil, o robô assumirá o posto de host nos laboratórios e Centros de Inovação da Facens, a fim de aprimorar sua linguagem e tecnologia. “A ideia é utiliza-lo inicialmente para demonstração e ensino aos nossos alunos”, aponta Menasce. O projeto, desenvolvido em um ano com a participação de mais de 20 profissionais, já foi aprovado pela Lei Rouanet e pode captar patrocínios de até R$ 334.575,67 junto à iniciativa privada. (Jéssica Nascimento)

 

Artigo anteriorHoróscopo 2020: confira a previsão de hoje (04/08) para seu signo
Próximo artigoComerciantes são multados por carreata feita pela reabertura do comércio