Centro de Umbanda mais antigo do DF completa 55 anos e faz live no Youtube

0
671

O Centro Espirita Assistencial Nossa Senhora da Glória (Ceansg) completa 55 anos de fundação neste sábado (15/8). É o mais antigo terreiro de Umbanda em funcionamento no Distrito Federal. Para driblar a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o grupo apostou em uma ferramenta até então inédita para eles: uma transmissão no Youtube.

Com as atividades religiosas suspensas desde março, o Ceansg fará um live com a gravação do jubilei de ouro, comemorado e gravado em 2015. A transmissão será às 20h deste sábado. Desde 1965, a comemoração nunca ocorreu pela internet.

Até mesmo para o grupo religioso, a proposta é inusitada. “Sempre fomos muito discretos em relação ao nosso trabalho espiritual e assistencial. Essa foi a forma que encontramos para mostrarmos que continuamos aqui, com a caridade, o amor e vibrando energeticamente no campo espiritual em busca da solução para esse problema dramático e trágico que afeta toda humanidade”, explica o ogã, espécie de diretor espiritual, Edson Muniz.

Mais que matar a saudade, a transmissão também levará uma mensagem de fé. “Nossa mensagem é de que a fé e a esperança,  preceitos básico da Umbanda, continuam vivos em nós. Continuamos vibrando positivo para nossa comunidade, ajudando aos mais necessidades e cumprindo a nossa missão, mantendo o nosso legado de 55 anos”, conclui Edson. Ele frisa que não haverá atendimento espiritual.


0

O templo religioso que por mais tempo funciona na capital, segundo o Inventário dos Terreiros do DF e Entorno, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está com uma campanha on-line para arrecadar R$ 96 mil e manter as despesas da casa, que reabrirá em janeiro de 2021.

Antes das medidas de restrição impostas pela pandemia, a cada sessão, o centro espírita recebe cerca de 400 pessoas. São fiéis de todas as partes do Distrito Federal e do Entorno em busca de paz, caridade e amor. O Ceansg tem mais de 130 integrantes, popularmente chamados de filhos de santo.

Veja como assistir a transmissão e ajudar:

  • Para assistir a transmissão da gira clique neste link (canal no Youtube). Live às 20h deste sábado (15/8).
  • Se deseja doar, clique neste link (página da vaquinha online).
  • Também é possível pelo Banco do Brasil — Agência: 3477-0, Conta Corrente: 5319-8, CNPJ: 00.473.041/0001-03.
  • Para mais informações sobre o Ceansg, siga o perfil do grupo no Instragram: @ceansg.oficial

O custeio da estrutura era garantido pelas cantinas das giras [encontros espirituais] semanais. Com a interrupção, a fonte de renda acabou. A contribuição da mensalidade dos médiuns é insuficiente para cobrir as despesas. Essa fonte de renda garante cerca de R$ 2 mil mensais, de acordo com a organização.

Em março, o Metrópoles mostrou que Jurema Pituba Faria, pioneira e líder espiritual umbandista do Ceansg, completou 90 anos. Nascida no Rio de Janeiro, Jurema chegou a Brasília em 1962. Acompanhou de perto a odisseia da cidade que era Cerrado.

O post Centro de Umbanda mais antigo do DF completa 55 anos e faz live no Youtube apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorTaxa Alta: MP do Paraná denuncia irmãos Pantazis por organização criminosa
Próximo artigoPaulo Guedes define novos secretários