Sem festa ou razões para comemorar, SBT chega aos 39 anos

0
280
Sem festa ou razões para comemorar, SBT chega aos 39 anos
Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Hoje é aniversário do SBT. Primeiro, parabéns! São 39 anos que podem ser divididos em duas fases bem diferentes.

No seu início, o cuidado em marcar território e rapidamente se colocar como uma televisão bem competitiva, valendo-se para isso do trabalho de verdadeiros profissionais do mercado, até em posições consideradas as mais burocráticas.

Não por acaso as suas inúmeras conquistas, passando por nomes como os de Hebe Camargo, Golias, Nair Bello, Wilton Franco, Dercy Gonçalves, Moacyr Franco, Jô Soares, Sérgio Groisman, Gugu, Marília Gabriela, Sérgio Chapelin, Flávio Cavalcanti, J. Silvestre e tantos outros, além do próprio dono Silvio Santos.

Mas uma história que se enfraqueceu nas duas últimas décadas ou desde o instante em que prevaleceu a decisão de não se investir em produção e fazer uma TV mais barata.

O SBT dos dias de hoje paga esse preço. A sua programação decadente e a audiência em queda são simples consequências de decisões erradas tomadas ao longo de anos. Televisão é, sempre foi e será, menos conta e mais criatividade.

Para voltar ao que um dia já foi, será necessário resgatar um pouco da garra, competência, vontade e profissionalismo do seu começo. Pior, pelo que se observa, é que as perspectivas são as mais sombrias.

Receita do bolo

Na segunda-feira, mais uma vez, o “Roda Viva” bombou nas redes sociais com a entrevista de Marcelo Adnet. O programa, desde antes, com a entrada de Daniela Lima e agora sob a condução de Vera Magalhães, soube resgatar a sua fórmula do passado, convidando pessoas conhecidas e levantando assuntos de interesse.

Adoniran

A propósito, a Cultura montou uma programação especial para homenagear Adoniran Barbosa, que no último dia 6 completaria 110 anos.

Além de pequenos especiais, com as participações de Tobias da Vai-Vai, DJ Rafael Moraes, Rappin Hood e Sérgio Rosa e do grupo Demônios da Garoa, ainda serão exibidos o musical “Adonirando”, o documentário “Adoniran — Meu Nome é João Rubinato” e o curta “Dá Licença de Contar”.

Ibope manda

O minuto a minuto está ditando a programação da CNN Brasil. Entrevistas podem durar de 3 a 30 minutos, dependendo da audiência. Algumas nem mostram a que vieram. O durar pouco, entre outros problemas, é também o constrangimento que isso, entre convidado e apresentadores, muitas vezes tem provocado.

Programação

No domingo, a Band vai dar uma pausa na exibição de jogos de futebol antigos para transmitir as 500 Milhas de Indianápolis. Largada às 15h15. Narração de Celso Miranda, com comentários de Ricardo Molina e Paulo Carcaci.

Coleção

Ronaldo Esper, nesta quarta-feira, estará nos estúdios do “Hoje em Dia”, presenteando Ana Hickmann com uma coleção inglesa que conta a história da moda de 1920 até os dias de hoje. São 4 volumes. Por que Ana? Porque ela está no programa, nesses 15 anos, desde o primeiro dia.

O post Sem festa ou razões para comemorar, SBT chega aos 39 anos apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorPabllo Vittar, Safadão, Péricles e Alcione comandam cardápio do MasterChef
Próximo artigoCanal Brasil transmite filmes de Gramado