Participação popular quer o fim do chamado ‘fura-filas’ na saúde

0
218
Participação popular quer o fim do chamado 'fura-filas' na saúde
Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

A Secretaria de Cidadania de Sorocaba (Secid) divulgou o resultado do projeto que tinha como objetivo aumentar participação popular para sugerir temas prioritários do eixo Inclusão Social e Cidadania.

Houve um formulário on-line, onde poderiam ser colocadas sugestões e perguntas, do dia 10 até 31 de agosto, no site da Prefeitura de Sorocaba.

Chamou a atenção a sugestão para a implantação de um sistema de acompanhamento para os munícipes de suas guias para exames e consultas para acabar com o “fura-fila”.

Como resposta, a pasta informou que encaminhou a indicação para a Secretaria da Saúde (SES). O Cruzeiro apurou que esse sistema já está sendo implantado.

Nele, o paciente saberá a evolução da fila de espera. Um dos pontos do modelo, inclusive, será o resguardo do sigilo das informações do paciente.

Recorreu ao MP

A Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer) afirmou nesta sexta-feira (4) que recorreu ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para ter acesso ao plano de reestruturação da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Segundo a instituição, o plano prevê o fechamento de 574 Casas de Agricultura no Estado, ligadas à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS — mais conhecida como Cati), e também mais da metade (48) dos Escritórios de Desenvolvimento Rural e Escritórios de Defesa Agropecuária, das 80 unidades em funcionamento hoje.

A entidade diz ainda que servidores têm sido informados, por meio de apresentações feitas pela própria Secretaria, sobre a intenção de desativar os prédios usados pela Cati e pela Defesa Agropecuária.

Sem retorno

Um debate sobre o retorno às aulas da rede estadual e particular de Salto foi realizado ontem com a presença de representantes do Conselho Municipal da Educação, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e membros do Executivo, da Secretarias da Educação, do Governo, da Saúde e de Negócios Jurídicos.

Durante a reunião, foram realizados apontamentos sobre o retorno às aulas das escolas estaduais do município de Salto e permite a retomada gradual e opcional das aulas presenciais a partir de 8 de setembro.

Por uma decisão mais segura a todos os alunos da rede estadual, está decidido que as aulas presenciais também não retornarão aos alunos das escolas estaduais, assim como para todos os alunos da rede particular, que estão sob jurisdição estadual e municipal.

Atividades esportivas

A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), de Araçoiaba da Serra, realizou recentemente reunião com a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e com a presença da Assessoria de Comunicação para tratar do retorno de atividades esportivas na cidade.

A secretária de Esportes, Antonia Letícia, apresentou os planos de retorno das atividades esportivas de Ginástica e da Terceira Idade planejados de acordo com o estabelecido no Plano São Paulo, para apresentação para o Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19 da cidade.

Ficou acertado pelo Comitê, que as atividades esportivas em grupo (aulas, jogos etc.) deverão aguardar as próximas mudanças de fases das atividades essenciais e não essenciais do Plano São Paulo, podendo retornar após a mudança para a fase verde, retornando com todas as medidas sanitárias quando a cidade ingressar na fase azul do plano.

O post Participação popular quer o fim do chamado ‘fura-filas’ na saúde apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorOMS apoia processo de reabertura econômica e fronteiras com o G-20
Próximo artigoMetade dos átomos da Terra podem ser de dados digitais em 2245