Após dois anos fechada para visitação, Torre de TV reabre em outubro

0
413

Após quase dois anos fechada, a Torre de TV vai finalmente reabrir ao público no dia 1º de outubro. Com entrada gratuita, o ponto turístico funcionará de quinta a domingo, das 12h às 18h, respeitando os protocolos para evitar o contágio pela Covid-19. Nesse início, apenas quatro pessoas por vez poderão subir no local.

Além da reabertura do mirante, que contará com um bistrô, será entregue a revitalização da Feira da Torre, com paisagismo feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Já a fonte luminosa terá diariamente, às 19h e às 21h, vídeo de animação projetado na água.

Algumas obras, no entanto, ainda não foram terminadas. A reforma da fonte, por exemplo, só deve ficar pronta em dezembro. Já a segunda fase do mirante, um museu digital e a segunda fase da nova fonte devem ficar prontos apenas em abril de 2021.


0

Cuidados externos

Entre 10 de agosto e 2 de setembro a Novacap realizou uma série de serviços como limpeza e retirada de todas as espécies plantadas indevidamente, construção de 16 canteiros ornamentais, remoção da grama entre bloquetes e manutenção na rede de drenagem da área. Também foram plantados arbustos e 40 árvores, 20 de cada lado da Torre.

Ainda em junho de 2019 a Companhia Energética de Brasília (CEB) finalizou a instalação de 76 luminárias LED na Feira da Torre de TV.

Gestão do BRB

Em outubro de 2019, a gestão da Torre de TV foi repassada ao BRB, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), pelo prazo de 20 anos. O acordo foi assinado entre as secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) e a Novacap.

O texto prevê não só a revitalização do espaço, mas a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília (CCBRB). Em poucos meses à frente do espaço, o BRB e os órgãos do GDF tiraram o cartão-postal do abandono e do esquecimento.

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel (Paris, França), um dos mais famosos monumentos do mundo. Seu mirante, que apresenta uma vista privilegiada de Brasília, finalmente voltará a ser opção para os turistas.

O post Após dois anos fechada para visitação, Torre de TV reabre em outubro apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorFluminense bate o Atlético-GO e larga na frente na Copa do Brasil
Próximo artigoLibertadores: Grêmio perde da Universidad Católica e vê Inter 1º do grupo