As raízes da música sertaneja vêm do campo e, mesmo com a urbanização do gênero musical, os artistas da atualidade têm resgatado a essência histórica do ritmo, ainda que de forma visual. Durante a onda das lives musicais na pandemia, fãs do sertanejo se depararam com a superprodução de shows em meio à plantações, em cenários rurais e megaestruturas onde os artistas deixaram ainda mais evidente a correlação entre o campo e suas apresentações.
Fernando & Sorocaba são conhecidos por trazerem o clima de fazenda para os palcos. No último dia 18, os artistas transmitiram ao vivo um show em um clima de faroeste, rodeado de cactos, cavalos e chão de terra. A live Rancho FS manteve a tradição de apresentações em cenários naturais, diferentes e exclusivos.
A beleza bucólica do campo se torna um cenário romântico e apropriado para contar as histórias de amor presentes nas canções de Gusttavo Lima. “Fazer lives em espaços como esses acaba sendo uma forma de voltar às origens da nossa música, pois as raízes nasceram nesse cenário, contando histórias dos amores, das paixões e da vida simples do caipira, do matuto, do homem do campo”, explica o artista, em entrevista ao Metrópoles.
Neste mês, o Embaixador, como é chamado o cantor, protagonizou uma live em um campo de soja, com o agronegócio em primeiro plano. “Todos nós sabemos que esse é um setor que não para. Essa parceria entre a música e o meio rural, vem para homenagear os trabalhadores do campo, enaltecer o setor e evidenciar sua força e suas belezas”, pondera Gusttavo Lima.
O show foi transmitido diretamente de Sorriso (MT), cidade conhecida como a Capital Brasileira do Agronegócio, no dia 17 de outubro. Toda a estrutura ficou a cargo da empresa contratante.
O agronegócio se une ao sertanejo principalmente durante a temporada de festas de agropecuária, tradicionais em cidades do interior. As atrações musicais são o ponto alto entre as apresentações de produtos e exposições do segmento. Devido à pandemia de Covid-19, este tipo de evento foi suspenso, mas os artistas sertanejos não deixaram o cenário rural fora da programação.
As irmãs Maiara & Maraísa transmitiram a live Drive-in na Terra no dia 18 de outubro. A apresentação foi divulgada como o primeiro drive-in de máquinas agrícolas do mundo. O show foi parte de uma ação de lançamento de novas linhas de máquinas de uma empresa. Em vez de carros, os convidados estiveram presentes em tratores, colheitadeiras e pulverizadores.
“O sertanejo é naturalmente muito ligado a esse ambiente, nossa música nasceu com o homem do campo, então nos sentimos em casa quando estamos em um espaço como uma fazenda, por exemplo. O sertanejo sempre esteve muito presente em feiras agropecuárias, festas tradicionais e culturais. É uma relação muito direta e de parceria”, considera Maraísa, que faz dupla com Maiara.
Com a limitação das festas tradicionais, as ações entre empresas do agro e os artistas é uma forma de trazer bons resultados para o agronegócio neste momento da pandemia, reconhece Gusttavo Lima. “Não podemos deixar de reverenciar esse setor que historicamente sempre teve uma importância ímpar para a economia e desenvolvimento nosso país, sobretudo, num momento como este que estamos atravessando”, afirma o cantor.
Distanciamento e segurança
Além da relação histórica com o campo, a cantora Maiara destacou mais um ponto positivo das estruturas erguidas no espaço rural. “Por conta da pandemia e das regras de distanciamento, fazer uma apresentação em lugares onde a gente consegue controlar melhor esse fluxo de pessoas, com equipe reduzida e sem aglomeração é fundamental. Esse tipo de ambiente facilita muito”, destacou.
0
O post Sem as festas agropecuárias, sertanejos e empresários se unem em lives apareceu primeiro em Metrópoles.