Equipe brasiliense vai representar o Brasil no Cybathlon 2020

0
463

Campeonato Reúne equipes que desenvolvem tecnologias para aperfeiçoar a reabilitação de pessoas com deficiência

A equipe EMA (Empowering Mobility and Autonomy – Empoderando Mobilidade e Autonomia – na tradução literal), grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), irá representar o Brasil na segunda competição mundial Cybathlon – um campeonato único em que pessoas com deficiências físicas competem entre si utilizando sistemas de tecnologias assistivas de última geração, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2020, seguindo um novo formato. Todo o evento será transmitido ao vivo por meio de uma plataforma on-line criada exclusivamente para a competição. O evento é organizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zürich), sediado em Zurique, na Suíça. A primeira edição internacional aconteceu em outubro de 2016.

Ao todo, 70 equipes de 23 países irão competir nos seus respectivos locais de origem. No Brasil, a equipe EMA irá realizar a prova no espaço de treinamento da Capital do Remo, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, Conjunto 15, Lote 1 – Clube Nipo Brasileiro – Asa Sul, Brasília (DF).

O atleta paralímpico Estevão Lopes foi selecionado como piloto principal para a competição. Ele irá pilotar um triciclo que permite o ciclismo assistido por estimulação elétrica para pessoas com paraplegia.

No período entre as duas edições do Cybathlon, os integrantes se concentraram na integração de tecnologias que permitem intervenção no sistema nervoso para realização de atividade com membros paralisados. O grupo foi capaz de demonstrar o funcionamento de sistemas que não apenas permitem a prática de ciclismo, mas também o remo ergômetro e a marcha assistida por órteses ativas. Os resultados da pesquisa geraram várias publicações acadêmicas, participação nos principais congressos científicos, além de diversas defesas de mestrado e doutorado nessa temática.

Em março de 2012, Estevão sofreu uma lesão medular causada por uma bala perdida ao sair do aniversário de um amigo, no Riacho Fundo, Região Administrativa de Brasília. Após receber a notícia de que ficaria paraplégico, o advogado percebeu que precisava se reinventar e iniciou carreira também como atleta paralímpico. Idealizador da escola de canoagem e paracanoagem Capital do Remo, Estevão se deparou com a equipe EMA pela primeira vez há seis anos e logo se tornou voluntário em um dos projetos do grupo, o EMA Trike. Hoje, mesmo sem ter nenhum movimento da cintura para baixo, Estevão participa do Cybathlon pedalando com suas próprias pernas por meio da tecnologia de eletroestimulação.

O Cybathlon reúne as mais avançadas tecnologias em neuroengenharia em um formato competitivo. Os equipamentos utilizados pelos atletas e pilotos são resultado do trabalho desenvolvido em centros de pesquisa em todo o mundo e representam perspectivas de maior mobilidade para pessoas com deficiências físicas.

A edição deste ano contará com seis modalidades de corrida. As mesmas da edição de 2016:
– Corrida de Interface Cérebro-Computador;
– Corrida de Bicicleta por Estimulação Elétrica Funcional;
– Corrida de Prótese de Braço Motorizada;
– Corrida de Prótese de Perna Elétrica;
– Corrida de Exoesqueleto Elétrico; e
– Corrida de Cadeira de Rodas Elétrica.

No entanto, como este ano as equipes precisam construir suas próprias infraestruturas, os organizadores do Cybathlon revisaram o conteúdo das corridas para garantir a equidade em diferentes condições. A maior mudança está relacionada à corrida de bicicleta por estimulação elétrica funcional, onde seria quase impossível garantir superfícies de corrida equitativas. Na corrida de bicicleta, todos os pilotos usarão Smart Trainers idênticos – uma espécie de equipamento interativo que monitora e simula condições de treinamento.

Ao vivo em todo o mundo

Uma nova plataforma multimídia, que será disponibilizada em www.cybathlon.com permitirá aos espectadores e profissionais de imprensa de todo o mundo acompanharem as corridas. As equipes integrarão as suas filmagens dos seus locais de origem e dos seus centros de competição num programa ao vivo, legendado em várias línguas, e traduzido em linguagem de sinais internacional.

A programação terá duração de dez horas na sexta-feira, 13 de novembro, e incluirá não apenas as corridas de qualificação, mas também informações complementares sobre os pilotos e equipes, além de análises comentadas das tecnologias e entrevistas com especialistas. As quatro melhores equipes em cada categoria irão competir nas corridas finais no sábado, 14 de novembro – também disponíveis ao vivo na plataforma.

Tem perguntas? Deseja marcar uma entrevista? Sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe de comunicação.

Atendimento à imprensa no Brasil:
Anderson Andrade (61) 9.9246-1717 / [email protected]

Atendimento à imprensa em Zurique:
ETH Zurich – Marianne Lucien +41 79 548 62 55 / [email protected]

Credenciamento da imprensa (será permitida a cobertura presencial)
https://cybathlon.formstack.com/forms/cybathlon_2020_global_edition_media_accreditation

Informações sobre as equipes e as disciplinas:
https://cybathlon.ethz.ch/en/cybathlon-2020.html.

Fotos e vídeos da estreia do Cybathlon 2016:
https://cybathlon.ethz.ch/en/cybathlon-news/media-information.html.

Artigo anteriorCorinthians empata e cai na Copa do Brasil
Próximo artigoColuna do Zé dia 5 de Novembro de 2020