Novo Decreto autoriza funcionamento de escolas particulares e academias a partir de Segunda feira

0
385

Novo decreto do governador do DF flexibiliza, a partir de segunda-feira (8/3), medidas restritivas de funcionamento do comércio

O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou novo decreto, nesta sexta-feira (5/3), no qual libera as aulas presenciais nas escolas particulares do Distrito Federal e autoriza as academias de ginástica a retomarem as atividades. Esses estabelecimentos podem reabrir a partir da próxima segunda-feira (8/3).

A capital do país está em lockdown desde o último domingo (28/2). O governador adotou essa restrição após a ocupação dos leitos de UTI ultrapassar a taxa 90%. Durante a semana, o Executivo local abriu novas unidades para atendimento de pacientes com Covid-

O novo decreto desta sexta-feira revoga incisos do documento anterior, publicado na semana passada, que previa a suspensão das atividades educacionais presenciais em todas as creches, escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino privada até 15 de março. A abertura das academias também volta a ser permitida, a partir da próxima segunda-feira.

Devem permanecer suspensas as atividades consideradas não essenciais e que não foram excluídas do lockdown, como shoppings, bares e restaurantes.

O chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), se pronunciou sobre a nova medida no Twitter: “Estamos liberando o funcionamento de creches, escolas e faculdades particulares, além de academias de ginástica a partir de segunda. Mais um passo na retomada das atividades econômicas. Espero que continuem tomando os cuidados, com distanciamento, máscaras e lavando as mãos”, disse.

Veja publicação:

No DF, até a última quinta-feira (4/3), 4.918 pessoas morreram em decorrência da doença e 302.185 casos de infecção pelo vírus foram notificados. A média móvel de mortes por Covid-19 na capital do país subiu para 16,1. É um aumento de 68,6%, na comparação com o indicador apurado há 14 dias, o que confirma a tendência de alta.

Após meses de dificuldade econômica e agora com a saúde à beira do colapso, empresários pedem o fim do lockdown. No primeiro dia de fechamento, houve um protesto na frente da casa do governador. Durante a semana, ocorreram outras manifestações pelo DF.

Repercussão

 

O recém-publicado decreto repercutiu também no setor do esporte. “Hoje venho aqui, especialmente, agradecer ao Governo do Distrito Federal, que escutou o nosso segmento, entendeu a importância e o quanto somos essenciais e parte da solução no combate à Covid-19 – e tantas outras doenças”, disse a presidente do Sindicato das Academias do DF (Sindac-DF), Thais Yeleni.

Além de permitir a reabertura das escolas particulares e das academias, o governo local definiu penalidades mais duras para os estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o lockdown. O descumprimento das medidas poderá gerar multa cumulativa de até R$ 20 mil.

O decreto também estabelece aplicação de multa para quem aglomerar. “Em relação às aglomerações ilegais, poderá ser aplicada multa individualizada de até R$ 1 mil, em cada uma das pessoas participantes do evento ou da reunião”, diz trecho do documento.

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) terá o poder de interditar por até 60 dias, total ou parcialmente, os estabelecimentos que venham a descumprir o lockdown.

Artigo anteriorDébora Almeida de Camargo falece aos 55 anos
Próximo artigoNúcleo interno da Terra pode ser, na verdade, dois em um