Quase 1,9 mil exames realizados

0
373
Crédito da foto: Cruzeiro FM 92,3

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, em nome de sua atual presidente, Márcia Rodrigues (foto), participou de reunião nesta sexta-feira (5), na Secretaria da Saúde de Sorocaba, para apresentar os resultados dos exames de mama e ginecológicos realizados pela entidade para mulheres.

Segundo Márcia, desde 2018, a Corrida Pink do Bem, promovida pela entidade, ajudou a custear no total 1.887 exames, totalizando R$ 155.398,93.

Entre os procedimentos, foram realizados mamografias (799), ultrassonografias de mamas (572), biópsias (128), entre outros exames.

A presidente da Liga foi recebida pelo secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues. Márcia disse ainda que a entidade já está preparando a edição 2021 da Corrida Pink do Bem, que faz parte do calendário oficial da cidade da programação do “Outubro Rosa”, mês de conscientização do combate ao câncer de mama.

A tradicional corrida reúne anualmente milhares de participantes e, no ano passado, por conta da pandemia, foi realizada de forma virtual.

Os valores arrecadados com as inscrições da Pink do Bem são revertidos para pagar os exames em uma clínica privada, para mulheres que aguardam pelos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Adesão à fase vermelha

Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) já publicaram decretos municipais aderindo às medidas restritivas da fase vermelha do Plano São Paulo, que passam a valer já neste sábado (6), em todo o Estado.

As prefeituras de Araçoiaba da Serra e de Votorantim publicaram decretos, pelos quais só as atividades essenciais podem funcionar.

O decreto da Prefeitura de Araçoiaba da Serra inclusive acata o toque de restrição, que ficou ainda mais restritivo, passando do horário das 23h às 5h, para das 20h às 5h.

Já a Prefeitura de Votorantim também alterou o horário e a forma de atendimento nos setores públicos municipais durante a fase vermelha do Plano São Paulo. A sede da prefeitura ficará com as portas fechadas a partir desta segunda-feira (8).

O acesso ao público será permitido das 9h às 16h, mediante agendamento. O mesmo sistema será adotado no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e no Sebrae.

Punição atenuada

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta sexta-feira (5) uma punição atenuada para o deputado Fernando Cury (Cidadania) no caso de importunação sexual à colega parlamentar Isa Penna (Psol).

Saiu vitorioso, por 5 votos a 4, o relatório entregue pelo deputado Wellington Moura (Republicanos), que elaborou um parecer sugerindo a suspensão do mandato de Cury por 119 dias.

Logo após a votação, os deputados que votaram a favor da pena atenuada saíram da videoconferência para derrubar o quórum da reunião, impedindo as manifestações finais.

A postura foi classificada pela presidente do Conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), como uma falta de respeito. “Eu ouvi todos até o fim durante meses. Faltaram com respeito comigo. É uma falta de respeito eles se retirarem para que eu não tenha o direito de me manifestar”, afirma Maria Lúcia. O resultado ainda precisa passar pelo plenário da Alesp, onde requer maioria simples em votação secreta.

O post Quase 1,9 mil exames realizados apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorChoque hermano
Próximo artigo#PorOndeAnda: Amybeth McNulty, a Anne de Anne with an E