Iges-DF dispõe de 170 leitos hospitalares para covid-19

0
431
Nas oito unidades do instituto estão mais de 1,7 mil pontos de oxigênio, sendo 300 para pacientes com coronavírus
Com a abertura de 100 leitos no Hospital de Base (HB) e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) alcançou nesta semana o total de 170 leitos hospitalares para atender exclusivamente pacientes contaminados pela covid-19.
No Hospital de Base são 75 leitos para vítimas do coronavírus, sendo 40 de unidade de terapia intensiva (UTI) — 20 deles com suporte para diálise — e 21 de unidade de cuidados intermediários (UCI). Há, ainda, 14 leitos de enfermaria para pacientes em recuperação da doença, no sétimo andar do prédio. O HB é referência em atendimento a pacientes imunodeprimidos, como aqueles com câncer ou transplantados.
Já o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) conta com 95 leitos, entre eles 80 de UTI e 15 de UCI no Pronto-Socorro Covid-19. Nas seis unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal e administradas pelo Iges, há 100 leitos para atender pacientes infectados, todos com pontos de oxigênio.
Pontos de oxigênio
Com o elevado número de pessoas infectadas pelo vírus, o Iges-DF montou uma estratégica de instalação e distribuição de oxigênio para atender tanto pacientes de covid-19 quanto de outras enfermidades. Segundo o instituto, as oito unidades geridas pelo Iges dispõem de mais de 1,7 mil pontos de oxigênio, dos quais 300 são destinados exclusivamente para pacientes com covid-19.

Desses 300, 75 estão distribuídos nas UTIs, UCIs e em leitos de enfermaria do Hospital de Base. Já no Hospital de Santa Maria há mais 130 saídas de oxigênio instaladas no Pronto-Socorro e nas UTIs para pessoas com covid-19, que funcionam, respectivamente, no primeiro e no quinto andares. Nas seis UPAs, estão disponíveis outros 95 pontos destinados a pacientes com coronavírus.

Texto: Thaís Umbelino
Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF
Artigo anteriorAudiência pública da câmara Distrital encaminha alteração do nome do Estádio do Cruzeiro para Odilon Aires
Próximo artigoGoverno federal gasta 368,3 milhões de reais com Mascaras improprias para uso hospitalar