Metroviários rejeitam proposta do Metrô-DF e convocam nova assembleia

0
27

Metroviários do Distrito Federal decidiram, durante assembleia-geral na noite desta segunda-feira (5/4), rejeitar proposta de acordo coletivo de trabalho sugerido pela Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).  A reunião foi convocada pelo  Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários (Sindmetrô), que convocará nova assembleia.

À tarde, integrantes do Sindmetrô participaram de encontro com a companhia, mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Para os metroviários, o acordo retira direitos dos trabalhadores.

“A categoria está numa situação desesperadora porque cortaram todas os benefícios, isso precisa ficar claro para a empresa”, disse um metroviário, durante a reunião. Na quinta-feira passada (1º/4), a categoria foi notificada de que ficará sem auxílio-alimentação.

Dos metroviários que participaram da assembleia, 209 votaram pela rejeição do acordo coletivo e nove votaram a favor. A companhia e o TRT serão notificados do resultado nesta terça-feira (6/4).

Greve não está descartada

Os metroviários marcaram uma nova assembleia para a próxima quinta-feira (8/4), depois de uma nova reunião no TRT. A expectativa é que, caso um acordo não seja feito na ocasião, uma greve seja marcada para a próxima segunda-feira (12/4).


0

Acordo coletivo

Em 2019, para forçar cumprimento do acordo coletivo, o Sindmetrô ajuizou ação contra o Metrô-DF. A companhia entrou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), pedindo efeito suspensivo.

Entretanto, a juíza Solyamar Dayse Neiva Soares, da 19ª Vara do Trabalho do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios ( TJDFT), entendeu que a empresa deveria cumprir a sentença.

A empresa deixou de pagar benefícios à categoria, como plano de saúde, utilização de valores antes empenhados para pagamento de vale-alimentação e salários dos dirigentes sindicais.

Caso aceitassem o acordo proposto pela companhia na reunião desta segunda, os benefícios ainda não pagos pela empresa seriam desconsiderados judicialmente.

O post Metroviários rejeitam proposta do Metrô-DF e convocam nova assembleia apareceu primeiro em Metrópoles.