Projeto gratuito seleciona artistas para aceleração de carreiras no DF

0
201

As mulheres ocupam pouco mais de 30% do setor musical no mundo, de acordo com dados da ONG Women in Music (WIN). Mas as compositoras e cantoras do Distrito Federal e Entorno terão a chance de aumentar essa porcentagem. O projeto Dona Imperatriz está com inscrições abertas para artistas que escrevem letras de rap, e outros estilos urbanos, e querem impulsionar a carreira. As inscrições encerram nesta sexta-feira (14/5) e podem ser feitas online

A ideia é lançar músicas de artistas que sejam mulheres, preferencialmente pretas, periféricas e LGBTs. Além de divulgar as canções, o projeto vai ensinar o básico para gerenciamento de carreiras. As oito selecionadas terão aulas de assessoria de comunicação, elaboração de portfólio e ensaio fotográfico. Mas também poderão fazer músicas em parceria com a cantora Thabata Lorena, idealizadora do Dona Imperatriz. 

De acordo com Thabata, o projeto possui uma abordagem que considera as estruturas sociais e familiares de cada mulher. Assim, eles vão ajudar na elaboração de um plano de carreira alinhado com o plano de vida delas. “Com esta formação, pretendemos gerar sustentabilidade e ampliação das possibilidades de atuação para essas compositoras. As nossas artistas locais são extremamente importantes para economia e cultura do Centro-Oeste e devem ser valorizadas”.

O projeto também entrega algo ao público. Serão ministradas oficinas e palestras, com interpretação de libras, ao longo de dois meses. As oficinas trazem nomes que são referência na cultura da cidade e nas redes sociais, como Vera Verônika e Neggata. Já as palestras vão abordar histórias de quatro artistas locais, entre eles a DJ Donna. 

Inscrições

Quem tiver interesse de participar precisa realizar a inscrição até sexta-feira (14/5). Segundo a organização, eles buscam pessoas que atuem e contribuam para a valorização e preservação da cultura local, com composições inovadores e que promovam valores não discriminatórios. 

A preferência será para mulheres que se autodeclaram negras, quilombolas ou pertencentes a povos de terreiro, indígenas ciganas, LGBTs e pessoas com deficiência. O projeto busca ainda egressas do sistema socioeducativo ou prisional. 

Confira a programação completa das oficinas e palestras: 

Oficinas abertas

25/5 e 27/5, às 19h : Dicas em Audiovisual com Alice Diniz

1/6, às 19h: Trajetória do RAP e Legado Público com Vera Verônika

3/6, às 19h e 5/6 às 15h: Articulação em Rede com Jaqueline Fernandes

22/6, às 19h : Gestão de Redes Sociais com Neggata

24/6, às 19h: Economia Criativa com Wemmia Anita

29/6, às 19h: Mercado Fonográfico com Filipe Alemar

10/7, às 15h e 13/7, às 19h: Elaboração de Projetos e Formalização com Clara Nugoli

Palestras abertas sobre Inspiração e Trajetória

22/5, às 15h com Fernanda Fontoura

19/6, às 15h com Raissa Miah

26/6, às 15h com DJ Donna

15/7, às 19h com Realleza

Serviço

Aceleração de carreiras com Dona Imperatriz 

Inscrições para aceleração de carreira no site http://bit.ly/chamamentodonaimperatriz

Inscrições para palestras no site http://bit.ly/formulariopalestraseoficinas.

O post Projeto gratuito seleciona artistas para aceleração de carreiras no DF apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorMumuzinho revela esperança na chegada da vacina: “Precisamos ter fé”
Próximo artigoCovid-19: Fiocruz recebe nova remessa de IFA no próximo dia 22