Aruc recebe Totem de Patrimônio Cultural

0
331

A inauguração do totem por parte da Secretaria de Cultura vem reforçar o reconhecimento da ARUC como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, o que foi feito com o decreto nº 30.132/2009. E agora temos um marco físico à vista de toda população, além de ser o primeiro totem na região administrativa do Cruzeiro, mostrando que nossa sede é também um ponto turístico a ser conhecido por todos.

A instalação deste totem foi uma ideia proposta pela diretoria três anos atrás, pensando na comemoração de dez anos do registro, o qual ocorreu durante o carnaval de 2019.  O Totem só foi instalado agora, mas vem em boa hora, pois a permanência da ARUC em seu espaço volta a ser alvo de discussão jurídica. Ao instalar o totem, o GDF reforça a vinculação da agremiação a este chão, tanto que no seu registro como Bem Imaterial, a ARUC está presente tanto no Livro II, das Celebrações, quanto no Livro IV, dos Lugares.

Assim como não podemos imaginar a Via Sacra fora do Morro da Capelinha ou o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro fora de Sobradinho, não dá para considerar que a ARUC ocupe outro espaço que não seja em sua sede no Cruzeiro Velho.

A ARUC segue como espaço de resistência da cultura brasiliense.

fonte: Rafael Fernandes de Souza – presidente da ARUC

Artigo anteriorNo Limite: Ariadna é terceira eliminada de reality e web se revolta
Próximo artigoDeputado Sardinha promove Audiência Pública para debater o tema “O serviço funerário e a concessão de cemitérios