Lewandowski vota por autorizar Copa América, mas exige plano de segurança

0
240

Relator da ação apresentada por PT, PSB e outros partidos de esquerda pedindo o cancelamento da Copa América, Ricardo Lewandowski votou por autorizar o evento, mas também quer que o STF determine que o governo federal apresente em 24 horas um plano detalhado sobre as estratégias e ações que está colocando em prática para que ele seja realizado de maneira segura, considerando o contexto da pandemia. O documento deve conter inclusive quais serão as medidas preventivas e terapêuticas a serem adotadas. O ministro pontuou em seu voto que o presidente Jair Bolsonaro não respondeu a um pedido do STF para que o Palácio do Planalto explicasse o porquê da realização do evento.

Lewandowski foi o primeiro ministro a apresentar o voto no plenário virtual do tribunal, que começa a julgar a partir da meia-noite desta quinta-feira (10/06) o pedido do partido. O PT e o PSB apresentaram ações. A do PT foi um adendo a uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), da qual Lewandowski já era relator.

O mesmo deve ser feito pelos governos do Distrito Federal e dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, a exemplo dos municípios do Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia, que concordaram em sediar os jogos da Copa América.

“(…) A população brasileira tem o direito de saber, de forma detalhada, quais as medidas de segurança que serão empreendidas pelas autoridades públicas durante a realização desse evento esportivo internacional, para que, no mínimo, possa aplacar o natural temor que a acomete de infectar-se com a Covid -19, ou de reinfectar-se com as suas novas cepas, bem assim para que tenha condições de prevenir-se, dentro do possível, contra os seus efeitos deletérios”, escreveu Lewandowski.

Continuou o ministro:

“Entendo que o governo federal tem a obrigação de tornar públicas, com a celeridade que as circunstâncias exigem, considerada, especialmente, a proximidade do início dos jogos da Copa América 2021, as providências que adotou, ou que pretende adotar, para garantir a segurança da população durante o evento e, de modo particular, a dos torcedores, jogadores, técnicos, integrantes das comitivas e profissionais de imprensa que ingressarão no país”.

Sobre a falta de explicação de Bolsonaro, escreveu Lewandowski:

“Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública, bem como a urgência que o caso requeria, sobretudo levando em consideração que o evento de grande porte noticiado poderia ter início ainda no mês de junho do corrente ano, no dia 1°/6/2021, solicitei o envio de prévias informações ao presidente da República. No entanto, até o momento da inclusão do voto no sistema para o julgamento virtual, às 22 horas do dia 9/6/2021, a manifestação demandada não foi aportada aos autos”.

O post Lewandowski vota por autorizar Copa América, mas exige plano de segurança apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorThe Eyes of Tammy Faye com Jessica Chastain ganha seu 1º trailer
Próximo artigoRosa Weber concede habeas corpus, e governador do AM não precisará ir à CPI