Pesquisadores voltam à Estrutural após projeto ser suspenso por informação falsa

0
220

O grupo de pesquisa Zarics, da Universidade de Brasília (UnB), vai voltar à Estrutural a partir deste sábado (12/6) para continuar o projeto suspenso no fim de maio. Os estudiosos foram alvo de desinformação na internet, que afirmavam falsamente que eles eram estelionatários. Na ocasião, os estudiosos ficaram receosos de sofrer represálias e suspenderam a pesquisa. Um dos membros da equipe pediu para sair.

No tempo em que o projeto de pesquisa ficou suspenso, os coordenadores do estudo se reuniram com líderes da comunidade da Estrutural, com representantes do Governo de Brasília (GDF) e com uma rádio comunitária da região.

“Acreditamos que agora as pessoas estão sabendo, conversamos com a Administração do SCIA e Estrutural. Muitas pessoas ficaram até animadas”, informa a coordenadora do grupo de pesquisadores, a doutora Ana Passarella.

Ainda segundo Passarella, havia muita dúvida sobre como foi feito o sorteio das casas. Depois da rodada de conversas, a Administração do SCIA e Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) soltaram notas de apoio e esclarecimento ao estudo feito pelo Zarics.

Veja a pesquisadora explicando o sorteio em uma rádio comunitária:

“Na manhã desta quarta-feira (9), os pesquisadores do grupo de pesquisa ZARICS […] foram ao gabinete da Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal para explicar ao secretário da pasta, Severino Cajazeiras, como o projeto funciona e como a comunidade pode participar da atividade caso sua casa seja sorteada para coleta de informações”, diz nota da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac).

“Nos últimos dias, a imprensa local revelou que pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) têm encontrado dificuldade com a desinformação para realizar levantamento sobre o impacto de doenças tropicais e da covid-19 nas cidades Estrutural e Santa Luzia. […] A situação foi registrada pelo Metrópoles que revelou que os pesquisadores foram confundidos com golpistas pela comunidade”, afirmou a FAP-DF.

“Estou com uma impressão muito boa, acho que agora temos apoio dos líderes comunitários e acredito que tudo vai fluir bem”, concluiu a doutora. Os pesquisadores ficarão atuarão na Estrutural até conseguirem coletar sangue de 1.100 pessoas.


0

Desinformação

No final de maio, pesquisadores da UnB que faziam um estudo sobre infecções causadas pelo novo coronavírus foram confundidos com estelionatários por moradores da Cidade Estrutural e tiveram de suspender suas atividades.

Como revelou o Metrópoles, moradores publicaram, erroneamente, um alerta em grupos de WhatsApp e Facebook afirmando que eles eram golpistas disfarçados. O estudo foi suspenso quatro dias depois de começar, em 30 de maio.

A pesquisa, coordenada pelo professor Wildo Navegantes e feita pelo grupo Zarics, busca descobrir a proporção entre pessoas que já foram infectadas com o vírus da Covid-19 e a cobertura vacinal da tríplice viral no DF. Na Estrutural, o objetivo é coletar 1.100 amostras, em casas escolhidas aleatoriamente.

Para verificar os anticorpos, é preciso retirar 10 ml de sangue de cada participante, em dois tubos de 5 ml cada. Os dados de cada participante são mantidos em sigilo. Segundo os pesquisadores, a população não precisa ter medo, pois o sangue é retirado para análise e não se inocula nenhuma substância no organismo do participante.

As três pessoas que compõem a equipe que vai a campo são o motorista da UnB, a profissional responsável pelo questionário e o profissional que faz a coleta do sangue. Caso algum morador tenha dúvida sobre os procedimentos, é possível acionar a equipe pelos telefones 3107-0051 ou 99444-6569.

O post Pesquisadores voltam à Estrutural após projeto ser suspenso por informação falsa apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorRefugiada que diz ter sido presa injustamente tem HC concedido
Próximo artigoTSE determina retorno de ações contra Rollemberg ao TRE-DF