Um protótipo de carro voador completou um voo teste de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia, na segunda-feira (28). O carro-avião híbrido feito pela empresa Klein Vision, chamado AirCar, tem um motor BMW e funciona com gasolina comum, de acordo com informações da BBC.
Quem pilotou o carro voador foi o professor Stefan Klein, um dos criadores do Air Cair. Ele disse que o veículo pode voar cerca de 1.000 km a uma altura 2.500 metros e já havia rodado 40 horas no ar até agora.
Veja o vídeo do voo teste do Air Cair entre os aeroportos da Eslováquia:
O carro precisa de dois minutos e 15 segundos para se transformar em um avião e vice-versa, com as asas se dobrando nas laterais do veículo.
No voo, o carro voador atingiu a velocidade de cruzeiro de 170km/h. Ele pode transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.
Ao contrário dos protótipos de drone-táxis que já existem, no entanto, o Air Cair não pode decolar e pousar verticalmente e precisa de uma pista.
A Klein Vision diz que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou “menos de 2 milhões de euros” (cerca de R$ 11,8 milhões) em investimento, ainda de acordo com a BBC.
Anton Zajac, consultor e investidor da empresa, disse que se a companhia pudesse atrair até mesmo uma pequena porcentagem das vendas globais de companhias aéreas ou táxis, teria um enorme sucesso.
“Existem cerca de 40.000 pedidos de aeronaves apenas nos Estados Unidos”, disse ele. “E, se convertermos 5% disso para trocar a aeronave pelo carro voador – teremos um mercado enorme.”