Bolsonaro não apresenta provas sobre suposta fraude eleitoral, apenas vídeos da internet

0
543

O presidente Jair Bolsonaro não apresentou provas, porquê havia prometido para esta quinta-feira, para embasar suas denúncias de fraudes eleitorais, mostrando somente vídeos antigos divulgados na internet com eleitores reclamando de problemas na hora de votar e um vídeo de um youtuber no tocante a suposta manipulação da urna eletrônica, que já foi recusado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Depois de convocar a imprensa para escoltar sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais com a promessa de mostrar supostas provas de fraudes nas eleições, o próprio Bolsonaro reconheceu na live que não é verosímil provar se eleições foram fraudadas ou não, e disse que seriam apresentados indícios.

Os indícios apresentados, porém, foram somente vídeos que já circulam na internet desde as eleições de 2018 em que eleitores afirmam terem tido problemas para votar em seus candidatos, além de um vídeo de um youtuber no tocante a o código-fonte da urna eletrônica, que, no entanto, já foi rebatido pelo TSE porquê falso.

Bolsonaro alega fraudes nas eleições desde março de 2020, quando prometeu mostrar provas de que teria vencido as eleições de 2018 no primeiro vez.

Nas últimas semanas, com a popularidade em queda e com pesquisas mostrando que pode perder a reeleição, ele tem defendido fortemente que seja aprovada a adoção do voto impresso para as urnas eletrônicas com o intenção de, de acordo com ele, prometer que as eleições de 2022 não sejam fraudadas.

Apesar das afirmações do presidente, não há relatos de fraudes envolvendo as urnas eletrônicas, e o TSE garante que o sistema é seguro e tem diversas formas de auditoria.

Artigo anteriorRebeca Andrade faz história ao ganhar medalha de prata na final individual da ginástica
Próximo artigoEsquadrão 6: filme da Netflix não terá sequência; veja o motivo!