Morre professora da UnB Lourdes Maria Bandeira

0
280

Morreu neste domingo (12/9), a professora da Universidade de Brasília (UnB) Lourdes Maria Bandeira. Lotada no Departamento de Sociologia, a docente era muito querida e conhecida pelos alunos da universidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Lourdes formou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), tinha mestrado em Sociologia pela UnB e doutorado em Antropologia pela Université René Descartes, de Paris.

De 2008 a 2011, foi secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres, no governo federal. Atualmente, atuava como professora titular no Departamento de Sociologia da UnB e coordenava o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem), além de ser membro do Conselho de Direitos Humanos da mesma universidade.

A docente atuava, principalmente, nos temas de conflito e violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres, feminismo e políticas públicas.

Ex-aluna de Lourdes, a professora de Direito da UnB em licença Debora Diniz lamentou a morte da docente em seu perfil no Instagram. “Sinto uma tristeza de quem se sente um pouco só com sua morte. Não me despedi. Guardo cada lembrança de nosso último almoço juntas. Eu estava com escolta policial, semanas antes de sair do Brasil”, contou. Debora deixou o país após ameaças de grupos de extrema-direita.

O post Morre professora da UnB Lourdes Maria Bandeira apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCinco estados não registram nenhuma morte por Covid-19 neste domingo
Próximo artigoVereador é morto a tiros em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro