Novo Ensino Médio: escolas do DF se preparam para implementar novo modelo em 2022

0
480

Cadeira de escola no DF — Foto: Eduardo Paiva / TV GloboAs escolas do Distrito Federal se preparam para implementar o novo ensino médio, que entra em vigor a partir de 2022, em todo país. A reforma muda a carga horária e o conteúdo oferecido aos estudantes, e o currículo tem dois blocos, com disciplinas obrigatórias e optativas, que são escolhidas por alunos (veja detalhes abaixo).

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 por meio de uma lei federal. Em Brasília, a capacitação dos professores começou em 2019 e, segundo a Secretaria de Educação, um comitê foi montado para desenvolver o modelo, que deve ser finalizado e avaliado apenas em 2025.

Projeto piloto

Em 2020, o DF iniciou a reforma em cinco unidades de ensino, que serviram como piloto do projeto e para que os educadores se adaptem. Atualmente, 12 escolas de Brasília funcionam com o novo modelo.

A diretora de ensino médio da Secretaria de Educação, Juliana Bottechia, conta que os professores passam por uma “formação continuada” para que sejam capacitados para atuar já a partir de 2022. Porém, de acordo com ela, o estudo sobre o modelo não será interrompido.

A diretora aponta que as escolas também estão sendo adequadas para o novo ensino médio. Segundo ela, “cada unidade tem projeto político e pedagógico próprio, que será adaptado”.

Além disso, também pode haver mudanças na infraestrutura das unidades, diz Juliana. “A escola pode precisar de alguma adequação como no laboratório, por exemplo, ou em relação à pandemia [de Covid-19]”.

Implementação

Estudante escreve em caderno — Foto: TV Globo / Reprodução

Estudante escreve em caderno — Foto: TV Globo / Reprodução

No Distrito Federal, o novo ensino médio será implementado, inicialmente, para os alunos da primeira etapa. Em seguida, os outros anos passam pelas adequações à medida.

  • 2022
    Novo ensino médio implementado para o 1° ano
  • 2023
    Modelo expandido para 1° e 2° ano
    Reforma atinge 50% das unidades que dão aulas noturnas
  • 2024
    Novo ensino médio contempla todos os anos das etapas finais do período escolar
  • 2025
    Modelo será avaliado institucionalmente

A diretora de ensino médio da Secretaria de Educação do DF, Juliana Bottechia, considera que a reforma traz vantagens para os alunos. “Como o curso vai ser dividido em semestres, ele não precisará passar por uma reprovação geral, como acontece no modelo atual”, diz ela.

A gestora diz ainda que os estudantes, apesar de precisarem cumprir disciplinas obrigatórias, também poderão optar por matérias que têm maior afinidade.

Artigo anteriorHoróscopo 2021: confira a previsão de hoje (16/10) para seu signo
Próximo artigoAlbergues inativos dão lugar a escolas infantis e centros de línguas