GDF -Novo decreto desobriga uso de máscara ao ar livre no DF a partir de 3 de novembro

0
540

A nova determinação acontece um dia após o registro da taxa de transmissão mais baixa da capital, calculada ontem em R(t) 0,79 Em novo decreto publicado pela Casa Civil na tarde desta terça-feira (26), o governador Ibaneis Rocha desobriga o uso de máscaras de proteção facial ao ar livre a partir de 3 de novembro – quarta-feira da semana que vem – no Distrito Federal. De acordo com o texto, porém, o item ainda será exigido em todos os ambientes, devendo sempre cobrir nariz e boca.

A nova determinação acontece um dia após o registro da taxa de transmissão da covid-19 mais baixa da capital, calculada ontem em R(t) 0,79. Isso significa que uma pessoa pode transmitir para outras 0,79. Quando o índice R(t) está abaixo de 1, a pandemia tende a regredir.

Comércio e aulas

Além do uso das máscaras, o documento ainda fala sobre os comércio e autoriza o horário de funcionamento de acordo com o alvará de funcionamento. Ainda assim, os estabelecimentos devem continuar seguindo as normas de combate ao coronavírus, como a distância mínima de dois metros entre as pessoas, disponibilização de álcool aos clientes e priorizar a ventilação natural.

“Em todos os estabelecimentos que se mantiverem abertos, impõe-se a observância de todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias”.

No mesmo decreto, caem também a proibição de aulas coletivas que tenham contato físico e compartilhamento de equipamentos em academias de esporte de todas as modalidades. Em anexo, o documento prevê, porém que “as modalidades que usualmente propiciam contato físico, como as lutas, artes marciais, danças e similares, devem ser realizadas, preferencialmente, considerando-se estratégias pedagógicas alternativas”.

Artigo anteriorZé Trovão se entrega à polícia em Santa Catarina -Cansei de fugir
Próximo artigoCovid-19: DF atinge menor média móvel de casos do ano