Oferecida com moderação, os cãezinhos podem sim, comer banana, lembrando sempre que se trata apenas de um agrado ou suplemento. As boas rações disponível no mercado para os pets fornecem todos os nutrientes necessários para as diferentes etapas da vida.
Tecnicamente, a banana não é uma fruta, mas uma “pseudobaga”. Frutas são estruturas que guardam as sementes da planta, o que não é o caso da bananeira, que é um vegetal herbáceo sem caule (o rizoma é uma estrutura subterrânea; o “tronco” é apenas uma continuação, que se renova depois que o cacho é maturado e colhido).
A banana é originária do sudeste asiático e adaptou-se a diversas regiões tropicais e até temperadas. Existem muitas variedades: prata, ouro, nanica, maçã, etc. É um alimento barato, disponível no Brasil durante o ano inteiro.
A banana pode ser usada durante o adestramento, como recompensa para os cães que “fazem a coisa certa”. A fruta é uma excelente fonte de energia e é muito prática: ela já vem em uma embalagem perfeita, que pode ser levada a qualquer lugar.
De qualquer forma, a casca da banana não deve ser oferecida aos cachorros. Apesar de ser muito rica em fibras, que melhoram o funcionamento do sistema digestório, a casca possui substâncias adstringentes, que retardam o funcionamento do estômago e podem causar indigestão.
Por outro lado, não há grandes problemas caso um cachorro “consiga se apropriar” de uma banana inteira, que foi deixada ao alcance da boca e das patas. É provável que ele sinta apenas algum desconforto estomacal – os mais sensíveis podem ter um quadro leve e passageiro de vômito ou diarreia. É preciso ficar atento aos sinais, de qualquer maneira.
Leia a matéria completa no portal Cães Online.
O post Você dá banana para o seu cachorro? Entenda se a prática é saudável apareceu primeiro em Metrópoles.