Secretaria de Transporte pede que estudantes verifiquem a situação cadastral e a necessidade de solicitar a segunda via do cartão
Com o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) disponibilizou orientações para que os alunos possam garantir o benefício do Passe Livre Estudantil e, assim, usar o transporte público de forma gratuita durante o ano.
Segundo a pasta, o primeiro passo é conferir a situação da inscrição e checar se o cartão foi extraviado ou se está danificado. O estudante que não mudou de instituição de ensino nem de endereço não precisa se preocupar com o cadastro.
A atualização deve ser feita por quem trocou de escola. Basta entrar no aplicativo do BRB Mobilidade ou da plataforma do Passe Livre e inserir a declaração de escolaridade atualizada, emitida pelo novo colégio há, no máximo, 30 dias.
No aplicativo ou na plataforma do BRB Mobilidade, o aluno que mudou de endereço deve anexar um novo comprovante, com emissão de até 90 dias. O aluno também precisará manter foto atualizada na plataforma.
Segunda via
Caso o estudante note que o cartão está danificado ou foi extraviado, deve registrar ocorrência e posteriormente solicitar o bloqueio. De posse do registro policial, basta ligar para a Central de Atendimento (61) 3120-9500, ou acessar o site específico. Se preferir, o aluno pode comparecer a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.
Assim que fizer o bloqueio do cartão, o estudante deve pagar a taxa da segunda via, no valor de R$ 5,40, com identificação do CPF dele. O pagamento pode ser feito em qualquer agência ou loja de conveniência do BRB. O passo seguinte é solicitar a segunda via do cartão por meio do aplicativo do BRB Mobilidade ou no site, na aba “2ª via”.
O BRB dispõe de 120 postos de atendimento, e a retirada do novo cartão pode ser feita em qualquer um deles.
Acessos
Os cartões de Passe Livre Estudantil dão direito a 54 acessos por mês, nos ônibus e no metrô do DF. Caso o estudante necessite realizar mais viagens para o trajeto entre casa e escola, é possível solicitar aumento de passagens. O procedimento também é feito na plataforma do BRB Mobilidade, com apresentação de documentos que comprovam a demanda.
Na primeira viagem, é preciso aproximar o cartão do validador duas vezes; na primeira, as informações serão atualizadas, e, na segunda, será liberada a catraca. Caso o cartão não funcione, o estudante deve comparecer a um posto de atendimento do BRB para solicitar a verificação do documento.
Os alunos da rede pública de ensino têm a frequência verificada por meio do sistema I-Educar, não havendo necessidade de as escolas enviarem os dados. Para quem estuda em instituições privadas de ensino básico, ensino superior público e privado, cursos técnicos e profissionalizantes, basta acessar o portal ou o aplicativo do BRB Mobilidade para verificar o envio da lista de frequência pela instituição em que estiver matriculado.