Covid-19 Bebê de 1 ano e 4 meses morre à espera de um leito de unidade de terapia intensiva (UTI)

0
499

Taxa de ocupação na rede pública está em 93,68%; não há vagas pediátricas. Criança morreu no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá; Secretaria de Saúde afirma que ‘não houve desassistência’.

Um bebê de 1 ano e 4 meses diagnosticado com Covid-19 morreu à espera de um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, no Distrito Federal. A criança deu entrada na unidade de saúde na segunda-feira (31) e faleceu no mesmo dia.

Nesta quarta (2), a taxa de ocupação da UTI da rede pública para pacientes com Covid-19 estava em 93,68%. Às 10h25 restavam seis leitos vagos, mas 32 pessoas estavam na lista de espera (veja mais abaixo).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a criança chegou ao hospital durante a madrugada com pneumonia. A pasta disse que o bebê recebeu “tratamento com antibiótico e iniciou a oxigenação via cateter nasal, respondendo bem”.

Entretanto, a secretaria disse que, no decorrer do tratamento, o quadro evoluiu “com instabilidade respiratória, motivando a mudança de suporte respiratório para ventilação não invasiva”. Em seguida, a criança entrou na fila de regulação de leitos, com classificação 2, que é indicada para pacientes que precisam de suporte ventilatório sem intubação.

No entanto, por volta das 18h, o bebê apresentou “piora abrupta” e teve uma parada cardiorrespiratória. Segundo a pasta, houve tentativa de reanimação por 40 minutos, mas a criança não resistiu.

A Secretaria de Saúde lamentou a morte e disse que “não houve desassistência à criança”, apesar dela não ter chegado a ir para um leito de UTI. A pasta não divulgou o gênero da vítima.

A pasta disse ainda que a morte foi causada por “quadro respiratório agudo” e de que o diagnóstico da Covid-19 foi comprovado apenas após a morte, nesta terça-feira (1°).

Desde o início da pandemia de Covid-19, duas crianças com menos de dois anos morreram devido à doença. Ao todo, o DF soma 612.563 casos conhecidos e 11.186 óbitos.

Ocupação

Atendimento em leito de hospital no DF, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo / Reprodução

O Distrito Federal tem 98 leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19. Do total, que engloba vagas para adultos e crianças, 89 estavam ocupados, seis vagos e três bloqueados, ou seja, uma taxa de ocupação de 93,68%.

Segundo o monitoramento da Secretaria de Saúde, há apenas três leitos para adultos e três neonatais. Não há vagas na ala pediátrica.

Na rede privada, a taxa de ocupação estava em 73,53% até s 7h55. Dos 141 leitos disponíveis, 103 estavam ocupados, 36 vagos e dois bloqueados. Nos hospitais particulares também não há vagas em leitos pediátricos.

Além disso, o levantamento da Secretaria de Saúde mostra que há 32 pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 à espera de um leito de UTI. Ainda há outros dois que foram direcionados às vagas e um em transferência.

Na semana passada, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a atingir 100%. Desde então, a Secretaria de Saúde tenta aumentar a capacidade do sistema.

Artigo anteriorINSS – Aposentados não vão mais precisar sair de casa para fazer prova de vida
Próximo artigoCEO da AMD se diz confiante para atender demanda de chips em 2022