Transferência Eletrônica Inteligente estará disponível no app Detran Digital para compradores e vendedores que tenham cadastro biométrico
O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, revelou a informação com exclusividade à coluna Grande Angular, nesta segunda-feira (7/2). Para ele, trata-se de grande avanço na prestação de serviço da autarquia à população.
Para realizar a transferência de propriedade do veículo de forma totalmente eletrônica, por meio do aplicativo Detran Digital, será necessário cumprir alguns requisitos e atender a rígidos critérios de segurança.
No ano passado, o Detran-DF lançou o Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI), serviço destinado a quem adquirir um veículo zero-quilômetro. Seguindo a evolução tecnológica implementada pelo Detran Digital, o PEI consiste no registro simplificado e imediato, no sistema do departamento, de veículos novos adquiridos junto a concessionárias do DF.
Agora, a novidade é a transferência de propriedade de veículo para o caso de carros usados. Veja, abaixo, como será feita:
TEI-cidadão
A TEI-cidadão é válida somente para transferências de propriedade veicular entre pessoas físicas, e exclusivamente para veículos usados, registrados no DF e que não possuam pendências ou restrições. Além disso, tanto o atual proprietário (vendedor) como o comprador devem possuir o cadastro biométrico no Detran-DF, pois, durante a transação, será realizado o reconhecimento facial, utilizando a câmera do próprio aparelho celular.