São Paulo – Mais do que tentar ganhar R$ 1,5 milhão do prêmio do Big Brother Brasil (BBB), participantes entram no reality show para conquistar exposição na mídia, seguidores nas redes sociais e, consequentemente, muito mais dinheiro do que é pago pela TV Globo.
Apesar de não despontar como um favorito do público e da casa para ganhar a edição, Vyni é o participante Pipoca que mais ganhou seguidores no Instagram.
O blogueiro de baixa renda, como se autointitula, tinha 47 mil fãs na rede social antes de estrelar no programa. Na estreia, o número já estava em 2,3 milhões e, agora, chega a 4,1 milhões.
A marca é maior do que a de vários integrantes do Camarote, como Tiago Abravanel, que tem 4 milhões de seguidores, e Pedro Scooby, com 3,9 milhões.
No entanto, Rodrigo Azevedo, CEO da companhia Influency.me, alerta que o mercado de publicidade não escolhe influenciadores digitais apenas pelo número de seguidores.

Vyni é o participante pipoca do BBB22 que mais ganhou seguidores
Reprodução/ Globoplay

Natália está em segundo lugar em número de seguidores entre os pipocas
Reprodução

Paulo André aumentou sua base de seguidores de 78 mil para 4,9 milhões
Reprodução

Jade Picon tinha 13,5 milhões de seguidores e subiu para 17,9 milhões
Reprodução
0
“Isso é para amadores, avaliamos a real capacidade da pessoa de entregar visualizações e engajamento”, afirmou o executivo da empresa, que possui tecnologia e especialistas para localizar, mensurar e gerir influenciadores.
Na avaliação de Azevedo, Vyni tem potencial no mercado publicitário por ser uma pessoa que representa a diversidade.
Camarote
Mesmo já sendo reconhecidos em suas áreas de atuação, os participantes que entram no Camarote também aumentaram a quantidade de seguidores nas redes. De maneira geral, os famosos dessa edição ganharam uma média 2 milhões de seguidores.
O que mais conseguiu fãs no Instagram foi Paulo André, que aumentou sua base de 78 mil para 4,9 milhões. O crescimento absoluto do atleta foi de 4,8 milhões de seguidores. Ainda assim, seu maior ganho é a oportunidade de se tornar atrativo para publicidades fora de seu nicho.
Em segundo lugar nesse ranking do Camarote, fica a affair dele, Jade Picon. Mesmo já tendo o maior número de seguidores entre os participantes celebridades, ela subiu de 13,5 milhões para 17,9 milhões – um ganho de 4,4 milhões, mais do que o número total de vários colegas de reality.
O CEO da Influency.me faz uma analogia entre os brothers e canais de TV. P.A., que já era um atleta representante da Nike, tinha uma exposição comparada com a do SporTV e sairá com o alcance do horário nobre da Globo.
“Como tal, ele vai poder fazer anúncios de quase tudo, porque vai existir muita gente seguindo”, avaliou Azevedo.
O post BBB22: veja quem se deu melhor em número de seguidores e engajamento apareceu primeiro em Metrópoles.