Defesa Civil Nacional faz alerta para chegada de ciclone com ventos de 100 km/h

0
346

Um ciclone subtropical deve atingir o Sul do país nos próximos dias, alertou a Defesa Civil Nacional. O fenômeno, que pode provocar ventos de 100 km/h, subiu de categoria e deve ser sentido principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir da manhã de amanhã, terça-feira (17). O risco de um furacão não está descartado.

“O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil já está mobilizado, bem como as defesas civis estaduais e municipais, que também vão ajudar a informar a população que reside nas áreas que podem ser atingidas”, diz a Defesa Civil Nacional.

Durante a coletiva, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR, Armin Braun, alertou para os cuidados que a população precisa ter e as medidas a serem tomadas para que o impacto dos ventos e das chuvas seja menor.

“Rajadas de vento de 100 quilômetros por hora podem causar destelhamento de estruturas mais precárias, queda de pequenas árvores e de postes e, com isso, pode ocorrer interrupção do fornecimento de energia. As pessoas devem evitar sair de casa durante tempestades, buscar locais mais protegidos e informações sobre quando os ventos vão acontecer”, destaca Braun.

“Também é importante desligar a energia da tomada, fechar a saída de gás do botijão. Pequenas ações são importantes na busca da autoproteção e da proteção comunitária. Em caso de emergência, a própria Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros no 193”, acrescenta.

Os alertas à população estão sendo enviados por meio de SMS, TV por assinatura, pela imprensa e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). É  importante buscar informações com base nos veículos oficiais, para não haver o risco de acessar dados incorretos que possam gerar pânico na população.

A Defesa Civil Nacional também solicitou que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS. Também é importante estar sempre atento às informações da Defesa Civil, principalmente dos municípios, que dão a primeira resposta aos desastres.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan, será emitido um boletim a cada 12 horas, com atualizações em relação à tempestade subtropical. Ele informou o prognóstico mais provável para os próximos dias. “A tempestade subtropical será mais intensa no Rio Grande do Sul, principalmente na madrugada de terça-feira. Depois, deve se deslocar para o mar. É provável que se restrinja ao alto mar. Mas, se houver uma mudança e os ventos aumentarem, pode seguir para a costa e impactar a vida das pessoas nos próximos três ou quatro dias”, explicou.

A partir de agora, a Defesa Civil Nacional passará a convocar a imprensa em caso de risco ou ocorrência de desastres, para orientar a população sobre os procedimentos a serem tomados.

Artigo anteriorDepósitos de veículos apreendidos retomam atendimento sem agendamento
Próximo artigoDeputado Federal Luis Miranda promove audiência pública na comissão de segurança pública para tratar do do aumento dos policiais civis do DF