Maio amarelo – Operação contra direção sob efeito de álcool será realizada em todo DF neste fim de semana

0
366
Operação contra direção sob efeito de álcool será realizada em todo DF neste fim de semana

Foto: Divulgação/SSP

Entre esta sexta (27/5) e domingo (29/5), os órgãos de trânsito sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), estarão nas ruas atuando com pontos de bloqueio e abordagens pessoais com o intuito de reduzir a criminalidade no Distrito Federal, a operação Quinto Mandamento, será centrada na segurança viária neste final de semana.

Somente nos primeiros quatro meses deste ano, os órgãos de trânsito do DF autuaram 11.457 condutores que dirigiam após ingestão de bebida alcoólica. Em 2021, o total passou de 27 mil autuações. “Nossas ações estão cada vez mais regionalizadas, o que nos possibilita direcionar as equipes para diferentes missões, com base em levantamentos e análises”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

O gestor ressalta que a iniciativa de intensificar a fiscalização tem como objetivo evitar acidentes, razão pela qual requer a atenção de todos, especialmente no que diz respeito a evitar o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. “É primordial que a população se conscientize”, pontua. “As consequências dessa prática são preocupantes – além da sobrecarga do sistema de saúde, pode acabar fazendo vítimas fatais”.

O comandante do Batalhão de Trânsito da PMDF, tenente-coronel André Caldas, adverte: “Lembramos sempre que quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool paga multa no valor de R$ 2.934,70, leva 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pode, ainda, ter a suspensão do direito de dirigir por 12 meses”.

“Mais que a penalização, nosso foco é sempre diminuir o número de mortes, atuando de forma integrada e coordenada e buscando retirar das ruas os motoristas que ainda insistem em beber e dirigir. Quem bebe e dirige coloca sua vida em risco a vida dos demais passageiros, dos outros condutores e dos pedestres”, completa.

Fiscalização completa

Também serão observadas outras infrações, como documentação irregular, uso de celular ao volante e não utilização de cinto se segurança, tanto por parte de quem dirige quanto de quem é passageiro.

Paralelamente, a operação segue atuando no combate a crimes contra a vida e contra o patrimônio em outras cidades. “A Quinto Mandamento ocorre sempre em duas diferentes cidades por dia; vamos manter o padrão”, informa o secretário-executivo de Segurança Pública, Milton Neves. A operação também conta com a participação da Secretaria DF Legal.

“Essa ação vai além da segurança pública – tem um aspecto extremamente social, pois são diversas frentes sendo trabalhadas ao mesmo tempo: trânsito seguro e combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, gerando mais qualidade de vida para a população”, avalia o diretor-geral do Detran, Thiago Nascimento.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Artigo anteriorBoi na linha -Prefeito chama deputado de ‘corno’ durante sessão na Aleac, enfarta e vai parar na UTI Veja o Vídeo
Próximo artigoComo aplicar IA ao recrutamento sem prejudicar pessoas com deficiência