Meio ambiente não é prioridade para presidenciáveis nas redes sociais

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Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições, os principais nomes da corrida presidencial de 2022 demonstram dar pouco espaço para o meio ambiente em suas pautas prioritárias. É o que mostra um levantamento realizado pela vert.se, empresa especializada em dados de redes sociais, divulgado nessa terça-feira (7/6).

Segundo dados do Observatório das Eleições 2022 – Especial Meio Ambiente, entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2022, os quatro principais pré-candidatos à Presidência da República falaram apenas 35 vezes sobre questões ambientais em suas redes sociais.


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Lula (PT) foi o presidenciável que mais tocou no tema nas redes sociais, mencionando questões ligadas ao meio ambiente 12 vezes no Twitter e três no Instagram. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar no ranking, com sete menções no Twitter e duas no Instagram.

Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, abordou temas ambientais sete vezes durante o período do monitoramento, sendo três em postagens no Twitter e quatro no Instagram.

Simone Tebet (MDB), aparece na última posição do ranking, tendo falado apenas quatro vezes sobre meio ambiente, ambas no Instagram. O levantamento ainda mostra que, na maioria das vezes, as postagens possuem tons mais genéricos e sem muito aprofundamento no tema.

Questões ambientais

Dados do levantamento mostram que os quatro principais presidenciáveis trataram de questões ambientais de forma superficial nas redes sociais. Lula, apesar de liderar o ranking de publicações envolvendo o tema em suas redes sociais, deu destaque para encontros com personalidades e líderes onde o assunto meio ambiente foi pauta, sem dar mais detalhes de propostas e ações.

Além disso, os posts do petista falavam sobre desenvolvimento sustentável e faziam uma comparação dos anos de seu governo com o atual, criticando a gestão de temas como o desmatamento.

Ciro Gomes utilizou as redes sociais para, principalmente, criticar as ações do governo Jair Bolsonaro em relação a questões climáticas. Além disso, o pré-candidato defendeu o desenvolvimento sustentável no país.

Bolsonaro, por sua vez, usou pautas ligadas ao meio ambiente como uma espécie de slogan de campanha, mesmo com todas as críticas que a atual política ambiental sofre interna e externamente.

A visita do empresário Elon Musk ao Brasil para discutir internet em escolas rurais e o monitoramento da Amazônia, além de obras, inaugurações e ações do governo federal, ganharam destaque nas redes sociais do presidente.

Possível nome da terceira via, Simone Tebet usou duas de suas quatro postagens para divulgar visitas a Mato Grosso do Sul e Pará, onde a candidata afirma ter discutido pautas ambientais.


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