Vacina – Ibaneis libera 4ª dose para o público de 40 anos nesta 5ª feira

0
97

Até o momento, apenas pessoas com mais de 50 anos tinham acesso à quarta dose do imunizante contra Covid-19

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, na tarde desta quarta-feira (15/6), que ampliará a faixa etária autorizada a receber a quarta dose da vacina contra Covid-19 para quem tem mais de 40 anos, a partir de quinta-feira (16/6).

Iniciaremos, a partir de amanhã (16), a aplicação da 4ª dose para maiores de 40 anos. A medida tem nos permitido voltar à normalidade. Confiram os locais de vacinação e vacinem-se”, afirmou Ibaneis em uma rede social.

Critérios

A quarta dose, atualmente, é aplicada em pessoas com pelo menos 50 anos e profissionais de saúde. É necessário ter tomado a dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina comprovando o registro da segunda dose. Se o cartão tiver sido extraviado, será realizada busca nos sistemas. Para receber a vacinação, é obrigatório o uso de máscara.

Aumento da transmissão do coronavírus

Nos últimos dias, a população do DF viu o número de casos de Covid-19 voltar a crescer. Segundo o último levantamento da Secretaria de Saúde, na terça-feira (14/6), a taxa de transmissão do coronavírus está em 1,83. Isso significa que 100 pessoas com o vírus passam a doença para outras 183; a pandemia, portanto, está crescendo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), este indicador deve ficar abaixo de 1.

Isso já se reflete nos postos de saúde, em uma semana, os testes de Covid feitos na rede pública aumentam 114%. Entre 30 de maio e 4 de junho, as unidades básicas de saúde (UBSs) da capital fizeram 18.003 testes de Covid, contra 8.392 procedimentos na semana anterior. A secretaria dispõe de mais de 520 mil testes em estoque. A orientação da pasta é que a população procure uma das 175 UBSs em caso de suspeita da Covid. As unidades funcionam das 8h às 17h.

Atualmente, há 38.398 pessoas diagnosticadas com a doença causada pelo coronavírus no DF. Desde o início da pandemia, Brasília registrou 753.025 casos de Covid e 11.702 óbitos em decorrência do vírus.

Deixe uma resposta