Na Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a presidência da República, com 62%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece atrás, com 19%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (15/7).
Em relação à sondagem anterior, houve oscilação dentro da margem de erro e o chefe do Executivo subiu dois pontos percentuais, saindo de 17%. Já o petista caiu um ponto percentual, pois tinha 63% no último levantamento.
A pesquisa também mostra Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PCO) com 1%. Os números são do cenário estimulado, quando as opções de voto são apresentadas ao eleitor.
Voto presidente BA
Intenção de voto para presidente na Bahia – estimulada
Pesquisa espontanea presidente
Intenção de voto para presidente na Bahia – comparativo
Banner Denakop numero 1
Comparação Bahia presidente
Intenção de voto para presidente na Bahia – espontânea
0
Em uma simulação de segundo turno, Lula teria 69% das intenções de voto, contra 21% de Bolsonaro.
A consulta ouviu de forma presencial 1.140 eleitores, em 63 municípios, e está registrada na Justiça Eleitoral sob seguintes registros: BA-05185/2022 e BR-03146/2022. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais.
3 Cards_Galeria_de_Fotos (2)
Em época de eleição, as pesquisas eleitorais são, quase sempre, termômetros importantes para acompanhar o cenário político. No entanto, não é raro observar resultados divergentes entre pesquisas que foram realizadas durante o mesmo período. Isso, na verdade, não aponta erro, mas explica como certas metodologias adotadas por empresas podem influenciar resultados SDI Productions/ Getty Images
Foto-gabarito-sendo-preenchido.jpg
Quando não se entende como os estudos são feitos, é comum achar que institutos podem estar tentando manipular resultados. Afinal, por qual motivo as pesquisas eleitorais são tão diferentes e erram tanto, não é mesmo? A resposta é simples: dependendo do local, da escolha de abordagem e até do momento em que as pesquisas são feitas, os resultados podem divergir AnthiaCumming/ Getty Images
Banner Denakop numero 1
Foto-pessoa-de-costas-usando-roupa-preta.jpg
As pesquisas eleitorais são um retrato do momento que os dados foram coletados. Elas não funcionam em tempo real. Por exemplo, se a intenção de voto para um candidato A é alta, mas no dia seguinte as coisas mudam pois ele se envolveu em polêmicas, a pesquisa estará desatualizada e não corresponderá mais à intenção do público Image_Source_/ Getty Images
Ilustracao-de-uma-pessoa-em-duvida.jpg
A metodologia utilizada também pode ser uma variante. As perguntas feitas pelas empresas e até mesmo a abordagem utilizada influenciam na resposta do público Getty Images
Banner Denakop numero 2
Foto-pessoas-olhando-papel-2.jpg
Por exemplo, levemos em consideração que a empresa B escolheu realizar a pesquisa eleitoral entregando uma lista com nome dos candidatos para que a pessoa possa circular. A empresa C optou por abordar verbalmente pessoas na rua para descobrir a intenção de voto delas. A chance da empresa A conseguir mais participantes na pesquisa é superior às chances da empresa C, e isso já influencia no resultado de uma para a outra Getty Images
Foto-mulher-fazendo-x-com-os-bracos.jpg
Além disso, apresentar estímulos que podem afetar a resposta do eleitor, fazer a entrevista pessoalmente, por e-mail ou por telefone e até a ordem das palavras pode desestimular ou estimular a participação. Levando em consideração que várias empresas realizam enquetes, obviamente os resultados serão conflitantes Issarawat Tattong/ Getty Images
Banner Denakop numero 3
Foto-placas-indicando-caminhos.jpg
O local onde as pesquisas são feitas também pode fazer diferença. Geralmente, áreas onde a renda dos habitantes é baixa, determinados partidos tendem a ganhar, assim como locais onde a renda dos habitantes é mais alta, a preferência por outro determinado partido é nítida. Se um instituto conseguir entrevistar mais pessoas em um local e não no outro, o resultado também será influenciado Dimitri Otis/ Getty Images
Foto-pessoa-depositando-voto.jpg
Ou seja, em termos práticos, as empresas, muitas vezes, não estão erradas. As diferenças metodológicas das pesquisas é que definem o resultado krisanapong detraphiphat/ Getty Images
Banner Denakop numero 4
Foto-imagem-azul-com-a-palavra-vote.jpg
Apesar de o que possa parecer, as diferenças entre as pesquisas não são mal vistas. Elas, na verdade, ajudam os institutos a compararem os resultados e melhorarem a abordagem para obter resultados mais exatos no futuro SEAN GLADWELL/ Getty Images
0
Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados, Lula também aparece em primeiro lugar, com 47% das intenções de voto. Em maio, o resultado era de 45%. Já Bolsonaro aparece com 15%, contra 13% da pesquisa anterior. Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes, com 1%, mesmo número de maio.
Os eleitores que não pretendem votar somam 33%, já os que votarão branco ou nulo são 2%.
Serviço DF Acessível – TCB Hemodiálise fará transporte de pacientes com doença renal crônica, mobilidade reduzida e mediante agendamento
Pacientes com doença renal crônica do...
Segundo as investigações do Polícia Militar, os suspeitos estavam escondidos em um local estratégico à espera da vítima para atirar contra ele
Dois homens foram...