O CEO da Netflix, Reed Hastings, declarou, nesta terça-feira (19/7), que a televisão linear (aquela na qual o espectador fica submetido a uma programação fixa) deve acabar nos próximos 10 anos. A fala foi feita no mesmo dia no qual o serviço de streaming informou ter perdido 970 mil usuários no segundo trimestre de 2022.

Se o consumo de conteúdos de streamings já se encontrava em ascensão antes da pandemia, com o evento global, o sucesso das plataformas chegou de vez no Brasil. Confira a seguir quais são os principais aplicativos disponíveis no país
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A Netflix chegou ao Brasil em 2011, mas a popularização do serviço ocorreu em 2013, com a estreia da série House of Cards. Em setembro de 2021, o streaming completou 10 anos no país. Atualmente, para ter a assinatura do plano básico da Netflix, com tela única e sem HD, basta desembolsar R$ 25,90. A plataforma também oferece outros pacotes e período de teste por 30 dias
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O Amazon Prime Vídeo é outro streaming disponível no Brasil. O serviço, que faz parte do pacote Amazon, está disponível no país desde 2019 e também oferece ao beneficiário frete grátis em compras no site, além de outras coisas. Para ter assistir aos diversos filmes, séries e documentários do Prime Vídeo é necessário desembolsar R$ 9,90 no plano mensal ou R$ 89 no plano anual. A plataforma também oferece teste por 30 dias
Reprodução/ Amazon Prime

Além da Netflix e do Amazon Prime Vídeo, os brasileiros também podem optar por adquirir o HBO Max. O serviço, da Warner Bros, oferece aos assinantes conteúdos dos estúdios DC, Cartoon Network, Warner e, claro, da HBO. Os valores da plataforma são disponibilizados em planos mensais
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Totalmente brasileiro, o streaming da GloboPlay, pertencente à Rede Globo, é um dos mais utilizados no país. Disponível desde 2015, a plataforma oferta conteúdos novos e antigos da própria emissora, séries e filmes de outros países e conteúdos de canais como Megapix, Multishow e Universal, por exemplo
Reprodução/ Globoplay

O estúdio ainda é dono da Disney+
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A Apple TV+ é outra plataforma disponível que apresenta um dos preços mais acessíveis. Por R$ 9,90 no plano mensal, é possível ter acesso às produções originais da ferramenta. Diferentemente dos outros, no entanto, a Apple TV+ tem um catálogo menor
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Também da Disney, a Star+ é a plataforma da companhia estadunidense voltada para o público adulto. A ferramenta oferece um leque de conteúdo para os assinantes. Além de séries, desenhos e filmes renomados, o streaming também disponibiliza programas famosos de esportes
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A Paramount+ chegou ao Brasil no início de 2021. O serviço, pertencente à ViacomCBS, oferece em seu catálogo diferentes filmes, reality shows, animações, programas de humor, séries clássicas e originais. Para ter acesso a plataforma é necessário desembolsar R$ 19,90 no plano mensal
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Dentre as opções de streamings disponíveis no Brasil, a Starz Play é uma das mais baratas. Custando aproximadamente R$14,90 no plano mensal, a plataforma chegou ao país em 2019 e oferece conteúdo do canal americano Starz. O streaming permite teste gratuito por 7 dias
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Para os amantes do cinema clássico, o streaming MUBI é uma ótima opção. Além de disponibilizar filmes antigos, ele também oferece no catálogo obras que estreiam em festivais cult. Para ter acesso à plataforma é necessário desembolsar R$ 29,90 no plano mensal ou R$ 214,80 no plano anual
Reprodução/ MUBI
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“Entre os próximos 5 e 10 anos, definitivamente, a TV linear vai acabar”, afirmou Hastings, em um vídeo da Netflix para falar sobre os resultados do balanço.
No relatório enviado aos acionistas, a Netflix reforçou que o streaming hoje é um competidor das TVs tradicionais. “Nos Estados Unidos, um dos mercados mais competitivos do mundo, nós tivemos mais mais tempo de visualização que qualquer outro meio em 2021-22, quase empatando com a soma dos dois canais mais populares da televisão convencional”, fiz o texto.
Queda
Apesar da aposta, a Netflix enfrentou, nesta terça (19/7), a segunda queda consecutiva no número de assinantes. Antes de perder 970 mil neste trimestre, o serviço tinha visto a saíde de 200 mil usuários no período anterior. No combinado, são 1,1 milhão de queda.
No documento, enviado aos acionistas da empresa, a Netflix diz que atualmente conta com 220,67 milhões de assinantes em todo o mundo. Eles ainda apontam que esperam recuperar os ganhos no terceiro trimestre, buscando 1 milhão de assinantes de 1º de julho a 30 de setembro.
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