Quando se fala em retardar ou minimizar os efeitos da idade, o retinol, geralmente, é a estrela da vez. Derivada da vitamina A, a substância age na renovação celular. No entanto, embora os dermatologistas apostem no item para tratar sinais de envelhecimento da pele, rugas e textura, o ativo pode apresentar alguns efeitos colaterais, como vermelhidão e ressecamento.
Como alternativa, eis que a Coluna Claudia Meireles descobriu um ingrediente à base de plantas que tem feito cada vez mais parte da composição dos dermocosméticos. Chamada de “retinol da natureza”, a substância mostrou resultados para reverter os mecanismos celulares do envelhecimento facial — e é ótimo para a pele sensível.
Uma pesquisa publicada no International Journal of Cosmetic Science estudou os efeitos holísticos do bakuchiol como tratamento dermocosmético para o envelhecimento da pele. Os autores determinaram o perfil de atividade do bakuchiol in vitro, ex vivo e in vivo, em comparação ao retinol.
O resultado? O item demonstrou alta eficácia antioxidante. Além disso, feridas tratadas com bakuchiol, e não com retinol, apresentaram um aumento na regeneração da epiderme (crescimento estatisticamente significativo nos valores da proteína fibronectina, a FN, após quatro semanas de aplicação).
Do que se trata esse ingrediente promissor?
O bakuchiol é um fitoquímico, ou seja, um composto produzido por vegetal, que vem das folhas e caules da planta babchi (psoralea corylifolia), usada há muito tempo na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. De acordo com a dermatologista norte-americana Jordan Carqueville, a substância pode ajudar a aumentar a produção de colágeno, fazendo com que a cútis pareça mais firme e encorpada.
“À medida que envelhecemos, nossos fibroblastos tornam-se senescentes, então param de produzir tanto colágeno”, disse a especialista ao portal Today. Logo, os retinóides e o bakuchiol podem ajudar na neutralização. “Quando você usa tópicos como esses, você estimula essas células a se tornarem vivas novamente… Isso significa que você está cultivando novas células e sua pele fica mais elástica e firme”, complementou.
Carqueville ainda mencionou que o ingrediente é capaz de abrandar os estragos causados pela exposição solar, visto que ele estimula as células. “Pela mesma razão, o bakuchiol também pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas estáticas, causadas pela perda de colágeno e elasticidade”, afirmou.
Um benefício extra é a habilidade do produto de esfoliar a camada superior da derme, o que pode ajudar a melhorar o brilho, conforme pontuou a médica. E mais: a substância é antioxidante, e, por isso, combate os radicais livres prejudiciais causados pela exposição aos sol.
Use corretamente
Segundo a dermatologista, a alternativa ao retinol, além de atuar como antienvelhecedor da tez, é uma boa opção para clareá-la ou desbotar sua pigmentação. O protetor solar deve ser aplicado normalmente.
Na galeria a seguir, confira alguns produtos que contém bakuchiol em suas fórmulas:
0
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
O post Este ingrediente à base de plantas pode reverter envelhecimento facial apareceu primeiro em Metrópoles.