Para além do vidro: 4 opções baratas para substituir o box do banheiro

0
770

A decoração de um banheiro faz toda a diferença para o cômodo. Os planos ideais para o ambiente, no entanto, podem não ser compatíveis com o orçamento previsto. O alto custo do box, por exemplo, pode adiar o sonho de um banheiro ideal.

Pensando nisso, o Metrópoles acionou a arquiteta Bruna Pelicer, especialista em soluções criativas e acessíveis, para dar dicas de como substituir o tradicional e caro box de vidro sem perder o estilo. A profissional separou quatro truques. São eles:

Investir em cortina

“Antes de escolher a alternativa de box ideal para você, é muito importante pensar na sua dinâmica do dia a dia, na frequência dos seus banhos e, então, na estética do ambiente”, orienta a especialista, à frente do Estúdio Calmaria. Apesar do uso das cortinas parecer a solução mais óbvia, ela é a mais barata.

“Existe uma variedade de opções para compra desse tipo de cortina. Ainda é possível mandar fazer uma de tecido, preferencialmente de algodão, e ter duas dela, alternando o uso para poder lavá-las”, aconselha Pelicer.

Decoração - banheiro - box
No banheiro da imagem, além de pé alto para evitar que a água passe da área do box, a cortina vai até o teto

A arquiteta ainda sugere aliar a peça a uma baguete de granito ou a um pequeno degrau de alvenaria no piso, para auxiliar na retenção da água. Antes de aplicar a cortina no box, Bruna ainda dá algumas dicas:

  1. Se sua janela estiver na área do box, procure opções de cortinas claras, para não perder a luminosidade do ambiente;
  2. Escolha um modelo com o dobro da largura do box, para que ela possa ter um caimento melhor e não ficar esticada;
  3. Lembre-se de colocá-la na altura do chuveiro, para melhor retenção do calor e da água.
Decoração - banheiro - box
Opção de cortina para o box em tecido de algodão

Vidro fixo

“Outra opção que pode caber no orçamento e, ao mesmo tempo, trazer luz e leveza ao ambiente é a colocação de um vidro fixo ao lado do chuveiro”, sugere a arquiteta. Esse vidro pode ter a altura total do pé-direito ou ir somente até a altura do chuveiro.

Publicidade do parceiro Metrópoles


0

Para calcular a largura dele, Bruna elenca alguns pontos que merecem atenção:

  1. Deixar um espaço para passagem, em torno de 65 centímetros ou mais;
  2. Norma da ABNT prevê que o vidro para o box tenha no mínimo 8 milímetros de espessura e, se possível, para uma maior segurança, que seja temperado.

Blocos de vidro

Uma outra alternativa, conforme destaca a arquiteta, é fazer o fechamento da área molhada com blocos de vidro. “Além de permitir a passagem de luz, é uma opção bastante resistente”, ressalta. De acordo com ela, esse tipo de box possui apenas um ponto negativo: ocupa um pouco de espaço e tem um visual mais pesado do que os demais.

Decoração - banheiro - box
Opção de box quadrado com blocos de vidro

“A solução é usar apenas um tipo ou uma composição de diferentes vidros (ondulado, liso, canelado, leitoso etc). Isso dá personalidade ao ambiente”, garante.

Para as medidas, a especialista explica que é importante levar em consideração a medida do bloco, pois esse material não pode ser cortado. Se necessário, o cliente ainda pode pedir um complemento com drywall ou alvenaria.

Decoração - banheiro - box
Blocos de vidro usados como box

Mureta com ou sem vidro

No caso desse tipo de solução, a luz deve ser levada em consideração. “Se a janela for na área do box, a melhor opção é uma meia-parede, complementada com vidro fixo”, explica.

Publicidade do parceiro Metrópoles


0

 

Bruna ainda explica que esse tipo de box pode ser feito apenas de alvenaria ou drywall, com revestimento indicado para área úmida. “Essa é uma ótima alternativa para quem já está em obras ou ainda não se mudou, pois faz um pouco de sujeira”, alerta.

Decoração - banheiro - box
Ainda há a possibilidade de fazer a cobertura da área com dois tipos de acabamento, como parede e vidro
Decoração - banheiro - box
Mais um exemplo para te inspirar

O post Para além do vidro: 4 opções baratas para substituir o box do banheiro apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCinema e streaming: veja as estreias desta semana (18/8 a 24/8)
Próximo artigoSão Paulo lidera número de denúncias por trabalho escravo no Brasil