Depois de pegar a prática e já estar há anos sendo sexualmente ativo, a relação sexual passa a ser algo simples. Contudo, já parou para tentar se lembrar do nervosismo que precede a primeira transa? A temida “primeira vez” segue como uma pauta entre jovens, tanto na vida real quanto na ficção.
Apesar de ser um momento muito esperado e que causa euforia entre os envolvidos, é preciso estar preparado(a) para poder viver a experiência com toda a segurança e conforto.
Para a médica Carolina Curci, ginecologista e obstetra, é imprescindível que a pessoa tire todas as dúvidas sobre contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis com um profissional, e somente a partir daí dê o próximo passo, com a certeza do sexo seguro.
“Por incrível que pareça, falar sobre virgindade ainda é um tabu. Não existe a idade ideal, e sim o momento em que a pessoa se sente pronta. Isso envolve muito mais do que desejo, envolve conhecimento. Por isso, a educação sexual deve fazer parte da rotina das famílias”, comenta a expert, em nota.
Depois disso, o próximo passo é o pilar de qualquer vivência saudável: diálogo. É importante saber que não se pode ter vergonha de falar sobre sexo, principalmente com a parceria. Logo, a dica é falar francamente sobre seus desejos e preferências.
“Para se sentir preparado, vale conversar com uma pessoa próxima que já tenha vivido esse momento, e principalmente conversar com um ginecologista e tirar todas as dúvidas. Além das IST´s que são importantíssimas serem prevenidas, hoje 60% das gestações acontecem de maneiras indesejadas. Por isso, a importância de um respaldo profissional”, finaliza.
O post Médica alerta sobre cuidados fundamentais antes da primeira transa apareceu primeiro em Metrópoles.