Orgulho ou vergonha: veja o sentimento do brasiliense no 7 de Setembro, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia

0
118

A maior parte da população do Distrito Federal teve sentimentos positivos em relação às manifestações de 7 de Setembro deste ano, que comemorou o bicentenário da Independência do Brasil. Segundo a mais recente pesquisa Metrópoles/Ideia, 39,7% dos eleitores sentiram orgulho desta edição da data cívica, e 16,4%, alegria.

Por outro lado, 9,4% do eleitorado demonstrou tristeza, e 16,8%, vergonha. Do total de entrevistados, 17,7% não souberam responder.

O tradicional desfile militar foi capitaneado politicamente pelo atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que chamou seus apoiadores para o evento na Esplanada dos Ministérios e, com isso, buscou mostrar força em sua campanha eleitoral.

O cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Rodrigo Lentz acredita que as emoções aferidas no levantamento podem ter relação com a preferência do eleitorado candango pelo atual presidente, como aponta a mais recente pesquisa Metrópoles/Ideia, em que Bolsonaro figura com 42,1% das intenções de voto, contra 30,3% de Lula

“O sentimento da população pode refletir um pouco essa preferência eleitoral, que corrobora a apropriação da data oficial”, destacou o especialista.

O historiador Antônio Barbosa, especialista em patriotismo e também professor da UnB, acredita que os sentimentos positivos em relação ao evento não têm relação direta com o atual mandatário. “É histórica a participação popular nos festejos de 7 de Setembro. Todo ano famílias inteiras vão assistir aos desfiles e ver as demonstrações da Força Aérea”, afirmou.

 

Artigo anteriorCrítica: Andor traz universo Star Wars sem fofura de Baby Yoda
Próximo artigoLuciano Hang fez doação eleitoral enquanto estava com conta bloqueada