Metrópoles vence menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog

0
177

O Metrópoles venceu a menção honrosa no 44° Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais prestigiados do país. A reportagem A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia disputava a categoria Produção Jornalística em Multimídia.

“O trabalho é um exemplo do que é uma grande reportagem e como se deve dedicar tempo e recuso no jornalismo”, avaliou Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

Trabalhos de importantes veículos nacionais também concorriam o troféu – estavam na disputa com Uol, Amazônia Real e TV Globo. O resultado final foi divulgado ao vivo no Youtube, em sessão pública presencial em São Paulo.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4


0

A matéria A rota do tráfico humano na fronteira da Amazônia, escrita por Mirelle Pinheiro, mostra como acontecem o aliciamento e a travessia de traficantes e vítimas dentro e fora do país. Para tanto, o Metrópoles foi à Bolívia, ao Peru e à Venezuela. A reportagem acessou o solo estrangeiro pela porta da frente, mas também percorreu rios, vias clandestinas e trilhas abertas em meio à mata, principais acessos do crime organizado na América do Sul. A equipe de imagem, composta por Igo Estrela e Rafaela Felicciano, acompanhou a repórter e captou imagens emocionantes dos personagens entrevistados.

Gui Prímola e Marcos Garcia criaram um design inovador com diversos recursos multimídia para receber o material editado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Daniel Ferreira e Michael Melo. Juliana Afioni revisou o texto e, por fim, Allan Rabelo, Saulo Marques e Daniel Mendes desenvolveram os códigos para colocar o trabalho no ar.

Esta não é a primeira vez que o Metrópoles é finalista do prêmio. Em 2020, o portal concorreu com duas reportagens. A série Elas por Elas e a matéria especial Carros-fortes, Homens Indefesos disputaram a categoria Produção Jornalística em Multimídia.

Sobre o prêmio

O Prêmio Vladimir Herzog reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais. Já em sua primeira edição, em outubro de 1979, o concurso ajudou a chegada da Anistia, em agosto do mesmo ano, e a mobilização pelas eleições diretas para presidente da República, que só ocorreu em 1989. O prêmio é uma reverência à memória do jornalista Vladimir Herzog, preso pela ditadura civil-militar, torturado e morto em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOICodi, em São Paulo.

O post Metrópoles vence menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorBaixa libido? Um em cada quatro jovens não transa há dois anos
Próximo artigoCom 24,8 mil adolescentes eleitores, DF bate recorde de jovens nas urnas em 2022