Estampas reais: confira as padronagens favoritas da realeza britânica

0
305

Sem dúvidas, o vestuário é uma ferramenta que contribui para comunicar não somente o estilo como também reforçar a imagem pessoal. A estratégia é transportada para as produções da família real britânica, que mesclam a elegância clássica com toques de frescor. Nesse sentido, um dos recursos que destacam as combinações são as padronagens atemporais.

Vem conferir!

Giphy/Getty Images/Reprodução

 

Em pauta de sofisticação, os looks usados pela família real são um show à parte. Nas produções usadas pela rainha Elizabeth II, o estilo “caiu na tinta” dominava as combinações da monarca. Já Kate Middleton, a princesa de Gales, é conhecida pelos visuais deslumbrantes.

Uma característica, no entanto, aparece como um múltiplo comum no vestuário dos membros da realeza: as estampas. Desde fotos icônicas da Elizabeth, ainda em sua adolescência, até registros da princesa Diana, na década de 1980, é possível notar a presença constante de padronagens clássicas.

Diana em Roma usando vestido de poá rosa e branco
A família real britânica se destaca pelos visuais elegantes — e repleto de estampas

 

Família real usando estampas
Nos looks, as padronagens atemporais aparecem constantemente

 

Diana usando peças xadrez na Escócia
Os prints, em suas diferentes versões, elevam o visual com sofisticação

Abaixo, a coluna lista quatro prints mais usados pelos integrantes da coroa inglesa. Confira:

Floral

A estética romântica característica da estampa floral confere ao look um ar jovial. Não à toa, a padronagem atemporal foi uma das queridinhas da rainha Elizabeth II, que a usava, em visitas a países com clima tropical ou durante as aparições no verão. Afinal de contas, essa adequação a cada ambiente é seguida à risca pela família real.

Kate Middleton também não fica de fora. No entanto, a esposa do William utiliza o print em sua versão mais clássica, com um toque requintado. Aliás, vale o destaque: de maneira singular, a princesa de Gales reinterpreta os códigos de vestimenta da realeza e consegue carregar o DNA de seu estilo para as combinações.

“O floral é perfeito para looks mais casuais, mas a mensagem transmitida pela estampa também vai depender do estilo das flores e das cores. Como exemplo, podemos pegar  as padronagens usadas pela rainha Elizabeth e Kate Middleton, que compõem estilos totalmente diferentes”, explica Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento.

 

Kate Middleton usando vestido floral branco
A estética romântica é característica da estampa floral

 

Família real usando estampas
A padronagem era uma das preferidas da rainha Elizabeth II

 

kate usando estampas
Kate Middleton aposta em peças florais durante o verão ou em visitas a países de clima tropical

Pied de Poule

O print surgiu nas planícies escocesas por volta de 1800, comumente usado pelos pastores de ovelhas para afastar os ventos do norte. Mas foi somente em 1934, quando o Príncipe de Gales apareceu em uma edição da revista Vogue britânica trajando a padronagem, que ela se tornou um item essencial no guarda-roupa masculino. Isso porque a Pied de Poule era assimilada ao alto padrão e foi adotada pela alta sociedade da época.

Indo desde produções casuais até combinações mais elaboradas, a Pied de Poule costuma aparecer em blazers, saias, vestidos, calças e blusas. “A estampa é a escolha certeira de quem quer transmitir mais sofisticação, principalmente em tecidos mais encorpados, como o Jacquard”, aconselha Rachel.

Rainha Elizabeth II no Nepal usando terno com estampa pied de poule branca e azul. Ela está em um carro ao lado de uma autoridade do país com traje militar - Metrópoles
A estampa Pied de Poule era assimilada ao alto padrão e foi adotada pela sociedade na década de 1930

 

Princesa Diana usa terno Moschino com padronagem em vermelha em branco. Ela também usa chapéu de abas longas rosa com véu preto e segura flores, sorrindo para o lado - Metrópoles
Ao usar um terninho de Pied de Poule desenhado pela etiqueta norte-americana Moschino, a princesa Diana provou o relacionamento estreito que mantinha com a moda

 

Kate Middleton usa estampa pied de poule em vestido de tecido grosso vermelho e branco; Ela também leva uma pequena bolsa Chanel vinho, descendo de carro - Metrópoles
A estampa costuma aparecer em blazers, saias, calças e blusas

 

Poá

Famosa nos anos 1950 pelas adeptas ao estilo pin-up, a clássica e democrática estampa de bolinhas também compõe grande parte do guarda-roupa real. “Por ser uma padronagem mais divertida, a mensagem transmitida por ela também depende das cores e do tamanho das bolinhas, sendo que, quanto maior o círculo, mais informal e descontraída será”, observa Rachel Jordan.

Nas aparições, Kate Middleton não esconde a preferência pelo poá. Durante o Torneio de Wimbledon, um campeonato de tênis profissional que ocorreu na Inglaterra no início de 2022, alguns membros da família real foram vistos em diferentes partidas.

Na ocasião, a princesa de Gales elegeu um vestido azul com bolinhas brancas e, no fim do campeonato, apareceu com um longo na cor preta que também trazia a estampa clássica. Em uma proposta similar, para o Royal Ascot, Kate apostou em um vestido branco com a mesma padronagem e um chapéu elegante.

Kate Middleton usando vestido de poá azul
Nas aparições mais recentes, Kate indicou qual pode ser a sua estampa favorita: o poá

 

Kate Middleton usando vestido de poá branco
Para o Royal Ascot, Kate apostou em um vestido branco com bolinhas pretas e um chapéu elegante

 

Kate Middleton usando camiseta branca, saia de poá e blazer azul escuro
Na mesma temporada, Kate somou uma saia midi azul com poás brancos, camiseta e blazer

Xadrez Balmoral e Príncipe de Gales

De acordo com estudiosos da realeza, a estampa foi assim batizada por ter se tornado a favorita do Príncipe de Gales da época, o Rei Eduardo VII, trisavô do rei Charles e filho da rainha Vitória do Reino Unido. Esse tipo de xadrez também é conhecido por Glen Check, nome que vem do vale do Glenurquhart, em Inverness-shire, na Escócia, onde o padrão era usado pela Condessa Seafield, ainda no século 19, para vestir os guarda-caças.

A padronagem conta com riscos irregulares, e geralmente apresenta cores básicas, como bege, marrom, preto e cinza. Tanto nas passarelas quanto no street style, o estilo retorna de tempos em tempos com propostas de styling atualizadas.

Na mesma sincronia histórica, outro tipo de xadrez que perdura há gerações na família real é o Balmoral. Exclusivo da monarquia britânica, ele foi desenvolvido em 1853 pelo Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória, em homenagem ao castelo Balmoral. Representando o granito do castelo, as cores cinza, preto e vermelho definem a padronagem.

Kate Middleton usando blazer xadrez
A padronagem príncipe de Gales é um clássico no guarda-roupa, podendo estampar desde blazer até calças

 

Rei Chales e Camille na Escócia
Por sua vez, o xadrez Balmoral perdura há gerações na família real

 

 Catherine, Duchess of Cambridge hosts a drive-in cinema screening of Disney's 'Cruella"
A padronagem foi desenvolvida em 1853 pelo Príncipe Alberto em homenagem ao castelo Balmoral, localizado na Escócia

 

Há, inclusive, uma curiosidade sobre a estampa: “De acordo com os códigos de vestimenta da realeza, somente a rainha podia utilizá-lo, bem como ditar quem estava ‘habilitado’ ou não o ter em seus looks”, explica Rachel.

Colaborou Marcella Freitas

O post Estampas reais: confira as padronagens favoritas da realeza britânica apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorTerapia alimentar: entenda método que facilita alimentação de autistas
Próximo artigoRemédio ou veneno? Saiba se o seu cachorro pode comer pera