O hábito da leitura aumentou consideravelmente durante a pandemia da Covid-19 e o período de isolamento social que paralisou o Brasil e o mundo. O interesse por obras dos mais diversos gêneros fez com que uma escritora em específico se destacasse no cenário nacional e global. Se você é um leitor assíduo, certamente já ouviu falar em alguma obra de Colleen Hoover, norte-americana que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares apenas no Brasil.
A escritora de 42 anos, formada em assistência social, é dona de mais de 20 de obras. Um livro específico, no entanto, ganhou o TikTok e fez com que a norte-americana explodisse em território nacional. Em 2016, Colleen lançou É Assim que Acaba, campeão do prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Romance.
Lançada no Brasil pela editora Galera Record, É Assim que Acaba acompanha a vida de Lily, uma florista que mora em Boston e se apaixona loucamente por Ryle, um neurocirurgião arrogante e prepotente. Embora Ryle sinta aversão a relacionamentos, ele está altamente atraído por ela. Tudo vai bem até que ela se vê em meio a um relacionamento conturbado que não esperava.
0
O best-seller e sua história intensa sobre relacionamento abusivo, violência doméstica e violência contra a mulher virou febre no TikTok. Sozinha, a obra já acumulou, neste ano, mais de 600 mil exemplares vendidos no país.
O sucesso foi tamanho que o livro vai ganhar uma adaptação para as telonas, com direção de Justin Baldoni, astro da série Jane The Virgin (Netflix). O ator Dylan O’Brien (Maze Runner e Teen Wolf) é cotado para estrelar a produção. O filme ainda está em fase de pré-produção e não recebeu uma data oficial para estrear.
O que explica o sucesso de Colleen Hoover?
Não tem como negar que Colleen Hoover é um sucesso total e absoluto. Na lista de livros mais vendidos da Amazon Brasil, por exemplo, nove livros da escritora norte-americana elencam o rol.
O primeiro é Verity, outro grande sucesso de Colleen. Ele é seguido por Até o Verão Terminar (3º lugar), O Lado Feio do Amor (4º lugar), É Assim que Acaba (9º lugar), É Assim que Começa (11º lugar), Se Não Fosse Você (15º lugar), Uma Segunda Chance (17º lugar), Todas as Suas Imperfeições (45º lugar) e Novembro, 9 (49º lugar).
O sucesso de Colleen pode ser explicado pela realidade nua, crua e dura que a escritora apresenta em suas obras. Além disso, alguns de seus livros são baseados em histórias reais, onde muitas das situações ocorreram com pessoas próximas a ela. É Assim que Acaba, por exemplo, foi baseado na relação abusiva de seus pais durante a infância da escritora.
Em conversa com o Metrópoles, a editora-executiva da Galera Record, Rafaella Machado, afirmou que o TikTok ajudou a furar “a bolha” e levar os livros de Colleen para todos o público:
“A Colleen sempre teve um fandom apaixonado no Brasil, mas o TikTok ajudou a furar essa bolha e fez com que as histórias dela chegassem em cada vez mais leitores. Acredito que a universalidade dos temas abordados, como problemas familiares e psicológicos, reverberem com muita gente.”
“Hoover tira muitas das suas ideias para livros a partir das experiências que ela viveu como assistente social e também como filha de um lar onde a violência doméstica era presente”, completa Machado.
The post Vida real e TikTok: o sucesso por trás dos livros de Colleen Hoover first appeared on Metrópoles.