Espanha e Costa Rica entram em campo pela Copa do Mundo às 13h desta quarta-feira (23/11). As seleções que não estão entre favoritas ao título do mundial deste ano, podem estar em busca de melhorar as últimas campanhas no torneio mundial.
Entre as duas, a seleção espanhola é a única que já conquistou um título de Copa do Mundo, em 2010, no torneio sediado pela África do Sul. Desde então, a equipe não passou das oitavas de final. Neste confronto, os dois times buscam pela vitória com o intuito de fazer uma melhor campanha no torneio.
0
Participações em copa
Apesar de já ter sido campeã uma vez, a Espanha não é uma equipe tradicional da competição. Das 15 vezes que participou, foi em apenas cinco ocasiões que ela avançou para além da segunda fase.
Se a equipe espanhola tem pouca tradição em Copas, a da Costa Rica tem menos ainda. Com o torneio deste ano, essa é a sexta participação da equipe no mundial e foi em apenas uma das ocasiões em que avançou para além das oitavas de final. Na última Copa do Mundo, inclusive, a seleção foi eliminada na fase de grupos.
Confrontos diretos
Em toda a história, as duas equipes só se enfrentaram três vezes. Apenas amistosos, a Espanha obteve a maior vantagem dos duelos: duas vitórias, um empate, nove gols marcados e apenas três sofridos.
- 2 x 2, em 2011;
- 2 x 1, em 2015;
- 5 x 0, em 2017.
De olho neles
Com um time mais jovem, a Espanha tem talentos que merecem destaque. Pedri e Gavi, de 19 e 18 anos, respectivamente, são as promessas do time. Além deles, Morata e Carvajal também podem fazer boas atuações com a equipe europeia.
Comandada por um colombiano, a Costa Rica aposta suas fichas no goleiro Keylor Navas. O time ainda conta com experientes nomes como Bryan Ruiz e Celso Borges que foram destaque do time durante sua atuação na Copa de 2014 — com 37 e 34 anos, respectivamente, essa deve ser a última Copa da dupla de meio-campistas.
Surpresas
Do lado da Costa Rica, o atacante Joel Campbell, considerado o herói da classificação para o mundial deste ano, é a esperança para gols. Além dele, o atacante Anthony Contreras também é uma das apostas do técnico Luis Fernando Suárez. Com apenas 22 anos, o craque fez gols decisivos contra Estados Unidos e El Salvador este ano.
Para a Espanha, Ansu Fati, aos 19 anos, é considerado promissor. Escolhido para ser o camisa 10 do Barcelona quando Messi saiu do time, o craque tem se destacado e pode brilhar pela seleção. Além dele, Rodri, destaque no Manchester City e conhecido por precisão de passes, pode ser peça fundamental para a seleção espanhola.
Além dos dois, Álvaro Morata pode ser uma surpresa. Apesar das críticas que recebe defendendo o Atlético de Madrid, o zagueiro é muito bem cotado por seus técnicos. Apesar de não ter brilhado no último mundial, em 2018, este ano pode ser o de oportunidades para ele.
Previsões do Grupo
Compondo o Grupo E da Copa do Mundo, ao lado de Alemanha e Japão, a previsão é de que a Espanha seja a equipe a avançar para as próximas fases da competição, junto com a Alemanha.
Ainda que a equipe alemã seja uma das favoritas ao título, o time pode encontrar dificuldades ao longo da trajetória no mundial. Japão e Costa Risca devem ter passagens mais singelas pela competição.
The post Em confronto, Costa Rica e Espanha tentam melhorar campanha em Copas first appeared on Metrópoles.