As dancinhas do TikTok viraram uma febre. Atualmente, é difícil encontrar alguém que não saiba qual é a trend do momento. Da Dança do Pombo ao Tubarão Eu Te Amo, a brincadeira contagiou até mesmo os mais sedentários, que dispensam a caminhada, mas não perdem a chance de passar horas a fio treinando uma coreografia nova. Mas, afinal, tanto movimento e “rebolado” pode ajudar no emagrecimento? Para tirar a dúvida, o Metrópoles convocou a personal trainer Luciana Gusmão.
A especialista explica que, para quem é sedentário, as dancinhas podem até trazer algum resultado. No entanto, é algo que precisa ser combinado com outras práticas, principalmente a musculação, que ajuda no ganho de massa muscular.
“Os blogueiros e famosos que fazem essas dancinhas para o TikTok geralmente fazem outra atividade física fora da plataforma. Eles provavelmente seguem uma dieta balanceada e uma prática de exercício continuada”, explica.
@patrickjimnezDuvido acertarem 3 palavras da letra da música hahaha♬ A Caminho Do Bega Remix Dj Mizzontti – Dj Mizzontti
Luciana destaca, ainda, que a atividade física deve ser direcionada para o seu objetivo. Ou seja: é preciso de uma avaliação individual, sobretudo se a sua ideia é emagrecer de forma definitiva, sem o temido efeito platô.
Vale como um treino?
Apesar de ser divertido, essas coreografias, sozinhas, não são tão eficientes quanto atividades mais tradicionais. Segundo a expert, uma caminhada é capaz de trazer mais resultados, assim como andar de bicicleta, para citar dois exemplos. “Infelizmente, as dancinhas não têm essa funcionalidade”, finaliza.
The post Emagrece? Expert responde se dancinhas do TikTok valem por um treino first appeared on Metrópoles.