Artistas e influenciadores entraram na trend do Lensa, ferramenta que cria avatares realistas dos usuários por meio de Inteligência Artificial, a partir de fotos compartilhadas na plataforma. Mas a alta repercussão e engajamento também trouxeram repercussões negativas. Uma delas é a acusação da designer Lauryn Ipsum, de que o aplicativo estaria roubando ilustrações de outros artistas.
Nesta terça-feira (6/12), em publicação no Twitter, a designer norte-americana publicou uma série de avatares feitos pelo aplicativo (cortando as imagens para não expor os usuários), onde é possível identificar fragmentos do que seriam as assinaturas dos possíveis artistas lesados pelo Lensa.
De acordo com a designer, não foi difícil encontrar os fragmentos de assinaturas nas postagens publicadas por seus amigos nas redes sociais. “Os conjuntos da maioria das pessoas têm pelo menos um”, escreveu Lauryn.
Lensa é pago
Febre nas redes sociais, o Lensa é um aplicativo para edição de fotos que ficou famoso por causa da possibilidade de criar avatares hiper-realistas por meio de Inteligência Artificial (IA). O recurso para criar os avatares é totalmente pago, com pacotes a partir de R$ 34,90 para a criação de 50 avatares
Veja o post
I’m cropping these for privacy reasons/because I’m not trying to call out any one individual. These are all Lensa portraits where the mangled remains of an artist’s signature is still visible. That’s the remains of the signature of one of the multiple artists it stole from.
A https://t.co/0lS4WHmQfW pic.twitter.com/7GfDXZ22s1
— Lauryn Ipsum (@LaurynIpsum) December 6, 2022
The post Designer acusa o app Lensa de roubar ilustrações de outros artistas first appeared on Metrópoles.