Conheça quatro galerias de arte que ocuparam os galpões na Barra Funda

0
395

Conhecido por ser um bairro industrial, a Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, vem mudando sua cara nos últimos anos. Prédios residenciais, bares e restaurantes têm atraído cada vez mais pessoas, trazendo agito para o bairro antes operário.

Em busca de aluguéis mais baratos e espaços mais generosos, galerias de arte trocaram seus endereços na vila Madalena e Jardins pelos galpões de antigas fábricas da região, criando um novo circuito de arte. Conheça quatro galerias do bairro que estão com exposições em cartaz para visitar.

Fortes D’Aloia & Gabriel

A galeria está aberta há mais de 20 anos e tem uma programação de exposições intensa – são cerca de 15 por ano. O volume da programação anual é uma tentativa de dar visibilidade aos 40 artistas que fazem parte do time da galeria. Entre eles, estão Adriana Varejão, Leda Catunda e Nuno Ramos. Atualmente está em cartaz a mostra “Sedimentar” (até 21 de dezembro), com obras inéditas de Marina Rheingantz. As pinturas ficam no limiar entre a abstração e a figuração.

R. James Holland, 71. Ter. a sex., 10h/19h; sáb., 10h/18h. fdag.com.br.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1


0

Janaina Torres

Fundada em 2016, a galeria leva o nome de sua fundadora, Janaina Torres, e tem um time diverso de artistas. Em cartaz até 17 de dezembro, está a mostra “Criatura”, de Paula Juchem. Inspirada em formas de animais, fungos e bactérias, a artista faz esculturas em cerâmica que variam de 17 cm a 3 metros de altura.

R. Vitorino Carmilo, 427. Ter. a sex.: 10h/18h, sáb.: 10h/16h. Site: janainatorres.com.br.

Lona

Fundada pelo arquiteto Duílio Ferronato e pelo artista Higo Joseph, em 2019, a galeria representa nove artistas. Até 10 de dezembro, está em cartaz a mostra “Sono infinito”, de Gabriel Torggler. Nos trabalhos, o artista explora imagens de seu inconsciente por meio de figurações, apropriação de objetos, formas abstratas e geométrica.

R. Brigadeiro Galvão, 990. Qua. a sáb., 13h/17h, Site: lonagaleria.com.

Mendes Wood DM

A Mendes Wood DM foi fundada em São Paulo, em 2010, mas tem filiais em Bruxelas e em Nova York. Em cartaz até 28 de janeiro de 2023, está a mostra “Mimosa Tenuiflora”, do guatemalteco Naufus Ramírez-Figueroa. A individual reúne trabalhos em vídeo, pintura e escultura, em que o artista explora cenários envoltos de uma atmosfera de sonho e fantasia.

R. Barra Funda, 216. Seg. a sex.: 11h/19h; sáb.: 10h/17h. Site: mendeswooddm.com.

The post Conheça quatro galerias de arte que ocuparam os galpões na Barra Funda first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorWill Smith sobre Emancipation: “Filme mais difícil da minha carreira”
Próximo artigoTarcísio busca no governo Zema futuro chefe da Controladoria de SP