Confira cinco tendências de moda que bombaram em 2022

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O ano de 2022 foi o primeiro em que vivemos mais perto do fim da pandemia de Covid-19. A moda, claro, foi um reflexo da mudança de rotina e comportamento das pessoas ao longo dos últimos 12 meses. As tendências que mais bombaram na temporada são um retrato do momento: brilho, transparência e decotes.

Vem conferir!

Giphy/Area/Divulgação

Ainda em 2021, a Coluna Moda Fora dos Padrões conversou com especialistas para tentar prever o que faria sucesso no mundo fashion este ano. Algumas tendências apontadas realmente bombaram. 

Após quase dois anos em casa, todos estavam com vontade de ver outras pessoas — e de serem vistos. Não à toa, estudiosos da moda e de tendências acertaram no maximalismo, no brilho, na transparência e nos decotes

Além disso, o período em que privilegiamos chinelos, rasteiras e tênis – ou seja, o conforto – ficou para trás. Os sapatos plataformas bombaram em 2022, com saltos gigantes. 

A atriz Marina Ruy Barbosa, uma mulher branca, jovem, com cabelo liso ruivo, posa para foto em um corredor de hotel. Ela usa um top brilhante em formato de borboleta e uma calça azul turquesa estilo legging
Em 2022, a “regra” entre os fashionistas era não passar despercebido. Brilhos e decotes, como no look de Marina Ruy Barbosa acima, fizeram sucesso

 

A influencer Larissa Cunegundes, uma mulher jovem, negra, de cabelo liso curto, posando para foto em um parede de mármore. Ela usa uma blusa de manga comprida rosa, meia calça rosa, uma saia prata metalizada e uma sandália de salto também rosa
Produções em que reinavam a cor rosa também foram hit em 2022. O barbiecore começou graças à coleção Pink PP da marca Valentino

 

A jornalista Giovana Romani, uma mulher branca, jovem e com cabelo liso loiro, posando para foto em um sofá bege. Ela usa um conjunto de blusa e saia xadrez, em tons claros, e uma sandália plataforma branca
As plataformas gigas com perfume setentista conquistaram celebridades e fashionistas

 

Abaixo, confira as tendências que se destacam ao longo do ano:

Brilho e metalizado

O moletom em cores terrosas saiu de cena, enquanto o brilho e o metalizado entraram. Vestidos, casacos, saias e calças em tecidos cintilantes foram a pedida dos fashionistas que queriam — literalmente — brilhar.

A italiana Versace, famosa pela estética sexy e até fetichista, apostou no brilho em várias coleções. Mas a lantejoula também bombou em nomes do fast fashion, como Renner e C&A

A marca estadunidense Area representa bem como o brilho foi integrado ao look das fashionistas ao longo do ano. Pedrarias dão vida a tops sexy com perfume dos anos 2000, década resgatada de vez ao longo deste ano.

A socialite e empresária Paris Hilton desfilando na passarela da marca Versace na Semana de Moda de Milão. Ela usa um vestido curto brilhante e um véu rosa de tule preso à cabeça. - Metrópoles
A socialite e empresária Paris Hilton, ícone de estilo dos anos 2000, na passarela da Versace com um vestido mini brilhoso rosa

 

A cantora Beyoncé, uma mulher negra, de 40 anos, com cabelo liso longo. Posando para foto em um fundo escuro. Ela usa um macacão prata de glitter com uma cauda. - Metrópoles
A cantora Beyoncé explorou ao máximo a estética brilhosa em Renaissance, seu novo álbum. Além do cavalo com glitter na capa do disco, investiu na tendência nos looks promocionais

 

A influenciadora Livia, uma mulher branca, jovem, com cabelo liso amarrado, sentada no banco de um restaurante. Ela usa um conjunto de top e saia, branco de strass, com a barra de plumas
Na lógica do “mais é mais”, as roupas em tecidos metalizados ou com pedrarias aplicadas apareciam ainda com recortes, decotes e outras aplicações, como as plumas

Anos 2000

Quem acompanha conteúdos de moda em redes sociais como o Instagram e o TikTok se deparou com a “sigla fashion” do ano: Y2K. As três letrinhas, que vêm do inglês “Year 2 Thousand” e significam anos 2000, são usadas para designar o que remete ao começo do milênio.

A tendência Y2K foi definitivamente uma das que mais bombou ao longo do ano. Teve o retorno da cintura baixa com a Miu Miu e do comprimento mini na brasileira Misci, por exemplo.

Os acessórios do começo do milênio também foram hit. Pense nas bolsas de alça pequena, como a Baguette da Fendi, em colares de miçanga e presilhas de cabelo nada discretas.

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda Miu Miu Ready to Wear Primavera/Verão 2023 como parte da Paris Fashion Week em 4 de outubro de 2022 em Paris, França. Usa um top preto com um shorts marrom caramelo curto. Ela está com a barriga de fora. - Metrópoles
A coleção de primavera/verão 2023 da Miu Miu fez o resgate oficial da cintura baixa. A marca apresentou saias, shorts e calças na versão

 

Mulher negra e jovem, de cabelo ondulado, posando para foto em um fundo branco. Ela usa um conjunto de top e saia marrom e um sapato de salto prateado. - Metrópoles
Nada mais anos 2000 do que os conjuntinhos de saia + casaco. O tamanho micro dá o tom da década

 

Uma mulher jovem, branca e loira posa para foto em frente a uma casa na capital paulista. Ela usa um top sem alça, uma calça estilo wide leg e uma bolsa da marca Balenciaga. Todas as peças são no tecido jeans. - Metrópoles
Produções all-jeans também são típicas dos anos 2000. A referência é o look da cantora Britney Spears em par com o ex-namorado, Justin Timberlake

 

Moda Barbie

O filme live-action de Barbie, que será protagonizado por Margot Robbie, nem estreou e já “ditou moda”. A cor rosa, que ficou associada à boneca mais famosa do mundo, dominou os looks em 2022

Contudo, o rosa não bombou apenas pelo poder da Barbie. A marca Valentino lançou uma coleção em que todas as peças eram tingidas em um tom de rosa choque.

A cor foi desenvolvida pela empresa Pantone especialmente para a etiqueta italiana. A coleção Pink PP foi rapidamente reproduzida pelas fast fashions e também usada por famosas diversas, como Glenn Close no Met Gala.

A atriz Glenn Close, uma mulher branca, idosa e com cabelos brancos, no tapete vermelho do baile Met Gala de 2022. Ela usa blusa de botão, calça de alfaiataria, sandália plataforma e uma capa, tudo em um tom de rosa choque. As peças são da marca Valentino. - Metrópoles
A atriz Glenn Close foi acompanhada de Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, para o Met Gala de 2022. O look escolhido foi um da coleção Pink PP da marca

 

A apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato, uma mulher jovem e asiática, posando para foto em um fundo branco. Ela usa um conjunto de blusa e saia, ambos na cor rosa, e uma sandália plataforma prata brilhante. - Metrópoles
A apresentadora e ex-BBB Sabrina Sato apareceu com diversas produções rosas ao longo do ano. Acima, o conjunto pink foi usado na campanha Outubro Rosa, em prol da conscientização sobre o câncer de mama

 

A influencer Magá Moura, uma mulher jovem, negra, com cabelo trançado loiro, posa para foto em frente a um tapume metálico. Ela usa um top cropped preto, uma calça e uma jaqueta, ambos rosa, e uma bolsa verde limão da marca Balenciaga. - Metrópoles
Para além das celebridades, o rosa também conquistou adeptos “na vida real”, com peças combinadas a de outras cores

Plataformas

Na Pink PP da Valentino, plataformas com saltos altíssimos no tom de rosa fizeram sucesso. A popularização do calçado, porém, começou graças à Versace, que fez a peça em cores diversas em um tecido brilhante que lembra o cetim. 

Celebridades e fashionistas aderiram sem pestanejar ao sapato que, à primeira vista, não parece ser muito confortável. Como empresas populares como Schutz e Arezzo fizeram suas versões, a plataforma “furou a bolha” fashion.

Campanha de divulgação da marca italiana Versace. Na foto é possível ver o pé de uma pessoa que usa meia calça e uma sandália plataforma, ambas as peças na cor preta. - Metrópoles
A italiana Versace, maximalisma e fetichista em sua essência, trouxe as mega plataformas de volta à moda

 

A influencer Malu Borges, uma mulher branca, jovem, com cabelo liso loiro, posa para foto nas ruas de Paris. Ela usa um top branco, uma mini saia prata, um casaco branco de pelo e uma sandália prata plataforma. - Metrópoles
A influencer Malu Borges em look que incorpora duas tendências do ano de 2022: a sandália plataforma e o metalizado

 

A cantora britânica Dua Lipa, uma mulher branca, jovem, com cabelo liso preto, posando para foto em um jardim. Ela usa um top prata, uma calça branca e uma sandália plataforma também na cor branca. - Metrópoles
Dua Lipa foi um que aderiu aos modelos de calçados da Versace e da Valentino

Segunda pele

Conhecida como segunda pele, a peça feita no tecido da meia calça bombou em looks noturnos, para festivais e até para o dia a dia. Apareceu em versões lisas e coloridas, mas as estampadas foram as que fizeram mais sucesso. 

A Jade Jade, marca da influencer e ex-BBB Jade Picon, fez, ainda em 2021, uma coleção em que explorou ao máximo a segunda pele. Ao longo deste ano, a carioca Cosmo aderiu à tendência com padronagens originais e cheias de brasilidade. 

Com a volta dos shows e dos festivais, a segunda pele foi explorada para garantir um look estiloso que não abdicasse do conforto. Para os mais ousados, a pedida era ressaltar a transparência das peças.

Transparência na passarela da Hermès
Na Semana de Moda de Paris, a Hermès usou a segunda pele e a transparência com muita sofisticação

 

A ex-BBB Jade Picon, uma mulher jovem e branca, posa para foto nas ruas de Paris. Ela usa um conjunto de top e calça estampado verde e branco. O tecido das roupas é ligeiramente transparente. - Metrópoles
O conjunto de segunda pele estampado foi hit entre fashionistas ao longo do ano. A marca de Jade Picon fez estampas psicodélicas divertidas

 

Modelo branca, jovem e loira, de cabelo cacheado, posa para foto em frente a uma fonte. Ela usa um conjunto de top e calça com estampa branca e azul. O tecido é ligeiramente transparente. - Metrópoles
Apesar de ter começado no segmento beachwear, a marca carioca Cosmo lançou peças como os conjuntos de segunda pele para serem usados na cidade e no dia a dia

 

Retrospectivas de tendências servem como uma bússola para o que pode continuar em alta – ou não – e o que combina com o seu próprio estilo. Agora, a pedida é observar o que tem potencial para bombar em 2023.

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