Aeroporto de Brasília tem 21 voos atrasados em 3º dia de paralisação

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Além da paralisação dos aeronautas, condições climáticas adversas no Sudeste levaram ao cancelamento de três voos na manhã desta 4ª feira

paralisação dos aeronautas levou ao atraso de 21 partidas e sete pousos no Aeroporto de Brasília, até as 10h desta quarta-feira (21/12). Além disso, três voos foram cancelados devido às condições meteorológicas na região Sudeste, segundo a Inframérica, empresa responsável pela administração do terminal aéreo.

Entre os casos de partidas com atraso, os destinos das aeronaves eram Guarulhos (SP); Confins (MG); Congonhas (SP); os aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro; além de Porto Seguro (BA); Carajás (PA); e das capitais Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Salvador e São Luiz.

A paralisação dos aeronautas chega ao terceiro dia consecutivo. Nesta manhã, um grupo de profissionais se reuniu novamente em frente ao setor de embarque doméstico do Aeroporto de Brasília.

Os aeronautas reivindicam reajuste salarial de 10,9%. A variação cobrada corresponde à recomposição inflacionária anual de 5,9%, somada a um aumento real de 5%.

Recomendações

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta que “o passageiro prejudicado pelas consequências da greve procure individualmente as companhias aéreas, para obter informações sobre os voos atrasados e a remarcação”.

Em nota, a Anac acrescentou que monitora a situação e possíveis impactos nas operações aéreas no país. A agência publicou uma lista de deveres das companhias em relação aos efeitos da paralisação.

Confira:

  • Manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • Informar imediatamente a ocorrência de atrasos, cancelamentos e interrupções do serviço;
  • Oferecer, gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material;
  • Oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a quatro horas ou cancelamentos.

Se a demora do voo chegar a uma hora, o passageiro tem direito ao acesso a meios de comunicação gratuitamente, via internet ou telefone. Caso ocorram duas horas de atraso, deve receber alimentação. Atrasos de quatro horas ou mais preveem hospedagem para os viajantes se ocorrer pernoite no aeroporto.

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