Com o fim dos festejos de Ano-Novo é hora de se preparar para o Carnaval. Depois de dois anos sem a aglomeração que a festa merece, a capital federal começa o aquecimento para o período com apresentações de blocos tradicionais na cidade, como o Divinas Tetas, Calango Careta e Aparelhinho. Para quem procura algo mais leve, há diversas exposições. O destaque vai para a mostra Brasil Futuro, que ocupa o espaço expositivo principal do Museu Nacional da República até fevereiro.
Para ajudar os leitores a organizar a agenda do primeiro final de semana de 2023, o Metrópoles elenca abaixo o que há de melhor na cidade. Confira:
Festas
Pré-Carnaval do No Setor
O pré-Carnaval do Setor Carnavalesco Sul, evento que movimentou a região central de Brasília em 2020, volta a acontecer durante os quatro sábados de janeiro de 2023. O primeiro (7/1) contará com apresentações dos blocos Divinas Tetas, Calango Careta e Aparelhinho, os DJs Filhos de Guetta e Odara Kadiegi, além de apresentação da Cia Miragem – Circo & Dança. A festa começa às 22h, na Galeria dos Estados, área central de Brasília. Classificação: 18 anos. Ingressos no 2º lote custam R$ 39, mais taxas, e estão disponíveis na plataforma Ingresse.com
Samba do Peleja
O Samba do Peleja promete muito samba em celebração à democracia nesta sexta-feira (6/1), no Calaf, a partir das 21h. E melhor: com entrada é franca. Classificação: 18 anos
0
Pórry, no Calaf
Outro evento que vai movimentar o fina de semana no Calaf é a comemoração dos 7 anos da Pórry, com as DJs Carol Stérica, Medu Zaa, Lay, Be Castro e Mamas. A festa ocorre no sábado (7/1), a partir das 22h. Os ingressos custam R$ 25 (primeiro lote), no Sympla. Pessoas trans, travestis e não-bináries ganham cortesia. Basta enviar mensagem para o inbox no Instagram do evento, com o nome social, até as 18h do dia 7. Classificação: 18 anos.
Exposições
Brasil Futuro
Parte da programação cultural da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mostra Brasil Futuro fica aberta à visitação no Museu Nacional da República até 26 de fevereiro. São mais de 100 obras de artistas negros, negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+, além de criadores populares e históricos. A curadoria é da historiadora Lilia Schwarcz, em parceria com o arquiteto Rogério Carvalho, o ator Paulo Vieira e o secretário de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT), Márcio Tavares. A entrada gratuita e a classificação indicativa, livre.
A insistência da matéria
Esculturas, objetos, serigrafias e instalações de Lis Marina Oliveira se misturam na Galeria Casa (Casapark, entrada pela Livraria da Travessa). Na mostra que ocupa o espaço até 22 de janeiro, é possível ver trabalhos de arte contemporânea produzidos ao longo de 2022. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 14h ás 22h; domingo, das 12h às 20h. Entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Aqui estou – corpo, paisagem e política no acervo do MuN
Até 2 de julho de 2023 o Museu Nacional da República será palco da exposição com curadoria de Sabrina Moura. Com entrada gratuita, a seleção reúne 50 peças sobre a arte brasileira da perspectiva decolonial. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 18h30.
Armadilhas Performáticas, Territórios de Especulação e Dilemas de Permanência
Até 15 de janeiro, a mostra reúne obras de Clarice Gonçalves, Douglas Ferreiro e Rafael da Escóssia produzidas durante a residência do programa Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo. As visitas podem ser feitas de quinta a sábado, das 16h às 20h, na sede do espaço (Av. 13 de maio, quadra 57, lote 6 – Praça São Sebastião, Planaltina). A entrada é gratuita e livre, mediante agendamento pelo e-mail [email protected].
As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, cor e poesia
Divino Sobral é responsável pela mostra aberta para visitação na Galeria Térreo e Sala 2 do Museu Nacional da República até 12 de fevereiro de 2023. Pinturas e esculturas de Antônio Poteiro, seu pai, Américo Batista de Souza; e seu filho, Américo Neto; compõem a exposição que fala de ancestralidade e herança cultural. Com entrada gratuita, as visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 18h30.
Darcy Ribeiro: um homem de ideias, palavras e ação
Até março de 2023 os brasilienses poderão visitar a exposição na Biblioteca Nacional de Brasília. Aberta de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado e domingo, das 8h às 14h, a mostra reúne trechos de trabalhos de Darcy Ribeiro. A visitação é livre e gratuita.
Niemeyer – dança por Vega
A exposição ocupa a Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul) até 10 de fevereiro de 2023. Com entrada gratuita e acesso livre para todos os públicos, a mostra reúne fotos de homenagem a Oscar Niemeyer por meio do balé. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h; e sábado, das 8h às 12h.
The post Pré-Carnaval, samba e exposições: veja a agenda do fim de semana no DF first appeared on Metrópoles.