Os sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol) e dos Delegados de Polícia (Sindepo) do Distrito Federal elaboraram um anteprojeto para propor ao Governo Federal a regulamentação do uso das forças de segurança de Brasília e a criação de uma unidade exclusiva da PCDF em condições de apoiar a preservação do patrimônio dos Poderes da União.
Entregue a líderes do novo governo eleito, a ideia é divulgada um dia após o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) propor uma emenda à Constituição que transfere ao Governo Federal a competência de nomear chefes da Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Polícia Penal e PCDF.
No documento das entidades sindicais, a autonomia do GDF neste assunto seria mantida, desde que ouvido também o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Já com relação à força especializada, ela seria utilizada em condições ordinárias pelo GDF para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio do Distrito Federal e da União. “Uma unidade especializada da PCDF para dar suporte a proteção das sedes dos Poderes em Brasília se faz necessário. Garantir a manutenção da paz social e da ordem pública também é competência dos policiais civis”, afirma Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.
Confira a proposta na íntegra
ANTEPROJETO DE MEDIDA PROVISÓRIA by Metropoles on Scribd
The post Após vandalismo, DF pode ganhar unidade de proteção a prédios públicos first appeared on Metrópoles.