A Mandíbula de Caim: editora revela onde está resposta do livro-enigma

0
3648

Nos últimos tempos, o TikTok tornou-se uma ferramenta de apoio para a rápida viralização de qualquer produto. Assim como as músicas e suas famosas dancinhas, os livros também entraram na onda do aplicativo de vídeos curtos. A prova viva disso é Colleen Hoover, escritora que estourou no Brasil após uma trend de frases fortes de sua mais famosa obra, e o livro A Mandíbula de Caim, lançamento da editora Intrínseca.

Com uma ideia completamente diferente do convencional, A Mandíbula de Caim criou um “apartamento” na mente dos leitores e fez com que uma série de vídeos surgissem no TikTok mostrando a tentativa — até o momento frustrada — de desvendar o mistério.

@spinnightshade me dou até o fim do mês pra entender isso aqui ou me dou por vencida kk #booktok #booktokbrasil #bookstan #amandibuladecaim #editoraintrinseca #livrosdesuspense #PepsiCanetaRoyale #RetrospectivaSpotify #livrostiktok ♬ Wes Anderson-esque Cute Acoustic – Kenji Ueda

@lidylendo Na dúvida entre dizer que desisto ou fingir que perdi o livro 🤡#booktok #booktokbrasil #livros #amandibuladecaim #fy ♬ This B*tch Right Here – Anisah 😮💨

A Mandíbula de Caim, do inglês Edward Powys Mathers, compilador de palavras cruzadas do jornal The Observer, foi publicado originalmente em 1934. No livro, o papel do leitor não é apenas ler a obra, mas desvendar o mistério de seis assassinatos.

Sob o pseudônimo de Torquemada, nome ligado à Inquisição Espanhola, Mathers criou uma trama que faz referência à primeira arma assassina de que se tem notícia. Como as páginas estão impressas em uma ordem aleatória, cabe ao leitor organizá-las na única sequência correta, de modo que se revelem as vítimas de assassinato e seus respectivos algozes.

O mais legal de tudo isso é que as páginas dos livros são destacáveis, com apresentação do premiado escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, que há quatro anos tenta montar a progressão certa dos acontecimentos.

E choque: até o momento, apenas três pessoas conseguiram solucionar o mistério em torno de A mandíbula de Caim — no mundo todo!

“Tem sim um gabarito oficial! Não só com o nome dos seis personagens assassinados e dos seis assassinos como a ordem certinha das 100 folhas destacáveis. Esse material está trancado a sete chaves aqui na Intrínseca com a editora responsável pela publicação”, afirma Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, ao Metrópoles.

Livro A Mandíbula de Caim, lançado no Brasil pela editora Intrínseca. A obra, que está na lista de mais vendidos da Amazon, custa R$ 49,90 e tem 216 páginas

Mistério de A Mandíbula de Caim

O mistério em torno do livro é tamanho que a editora Íntrinseca promove um concurso para o leitor que conseguir desvendar o temido enigma de A Mandíbula de Caim. O campeão vai ganhar uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro, além de uma visita à sede da empresa.

A diretora ainda garante que o livro não é sucesso apenas no TikTok: desde sua semana de estreia, a obra já vendeu mais de 150 mil livros, além de elencar a lista de mais vendidos da Amazon Brasil. Heloiza ainda considera que o TikTok foi um suporte inegável para o sucesso da obra:

“A viralização do desafio nas redes sociais fez e faz toda a diferença para que não só as pessoas entendam do que se trata a proposta do livro como também estimulem que o livro seja comprado. É incrível acompanhar o dia a dia de quem está aos poucos desvendando cada etapa do livro, entender quais são as dúvidas que aparecem e ler as discussões dos grupos de trabalho que estão se articulando juntos.”

“A hashtag com o nome do livro já tem mais de 3 milhões de visualizações e perfis não relacionados diretamente ao mercado editorial tem postado e compartilhado materiais do livro. Isso leva o livro e o desafio para outros públicos, com um alcance e engajamento muito maiores do que os lançamentos tradicionais”, finaliza.

Edward Powys Mathers
Edward Powys Mathers, escritor de A Mandíbula de Caim

The post A Mandíbula de Caim: editora revela onde está resposta do livro-enigma first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorBBB23: enquete mostra qual dupla vai para o Quarto Secreto
Próximo artigoLula será recebido por Fernández e pode encontrar Maduro nesta segunda