Com o rápido avanço tecnológico, as casas do futuro já são uma realidade para a maioria das pessoas. Eletrodomésticos e peças que respondem a comandos de voz ou a simples cliques no telefone têm integrado cada vez mais os lares, que caminham para se tornarem automatizados e modernos.
Na concepção de Cláudio Schüller, empresário à frente da CLX Tech & Design, uma casa conectada é capaz de oferecer “mais segurança, economia, praticidade e conforto aos ocupantes”. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso fazer altos investimentos para transformar o seu lar em uma residência high-tech.
“Montar uma casa inteligente está ficando cada vez mais barato. O que antes parecia coisa de televisão, já é uma realidade”, explica Schüller.

Como montar uma smart home
Ao Metrópoles, Cláudio elenca que ter uma boa conexão com a internet é a prioridade para quem deseja dar início ao projeto. “Esse é o primeiro passo, além de ter uma infra estrutura de rede, como roteadores, que distribuem o sinal de internet por toda a casa”, pontua.
Com uma boa conexão, é possível utilizar o celular e assistentes virtuais como a Alexa ou o Google Home, para controlar as luzes, TVs, aparelhos de som, ares condicionados, cortinas motorizada e outros dispositivos conectados.

“Não é necessário automatizar a casa inteira ao mesmo tempo. Por uma questão de custos, é até recomendável fazer isso aos poucos. Além disso, vai ser bem divertido observar a evolução do processo até que a casa toda esteja conectada”, sugere.
A variedade de equipamentos para casa inteligente no mercado aumenta a cada ano e fica cada vez mais acessível. Veja algumas opções:
Controle universal inteligente, da Rsmart


Smart lâmpada, da Positivo


Smart interruptor, da Positivo


Kit smart plug para tomada, da Positivo


Painel LED, da Positivo


Alexa Echo Dot, 3ª Geração


Fechadura inteligente, da Ultraloq


Smart robô aspirador, da Positivo


The post Casa inteligente: veja dicas e produtos para deixar seu lar high-tech first appeared on Metrópoles.